A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei 268/2022, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV). A medida cria o cadastro de apoio e o programa de apoio aos protetores independentes de animais domésticos em Ponta Grossa. A medida será votada em segunda discussão e, se aprovada, seguirá para a sanção do Poder Executivo.
Na prática, a proposta de Stocco garante apoio para protetores(as) que, atualmente, atuam sozinhos(as) na cidade. O projeto prevê que a Prefeitura dê início a um cadastro de protetores(as) que atuam na causa animal – essas pessoas poderão receber apoio material e estrutural do município. “A causa animal é uma bandeira muito importante que nós temos orgulho de defender aqui no nosso mandato”, explica Geraldo.
A proposta de Stocco prevê ainda que o cadastro dos(as) protetores(as) será realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), além disso a lei determina que um Conselho Municipal próprio defina as diretrizes para criação do Conselho. “Esses critérios são muito importantes para viabilizar o Cadastro e garantir que os protetores, aqueles que realmente apoiam a causa animal, tenham acesso à ajuda”, destaca Stocco.
Causa animal
O projeto de lei ainda rege que o cadastro com os protetores(as) seja atualizado bimestralmente pelo Conselho Municipal responsável. “Nosso mandato tem atuado para ajudar ONGs, com destinação de recursos e também projetos de leis. A ajuda aos protetores independentes era um desejo antigo do nosso mandato porque enxergamos estas pessoas como fundamentais para a causa animal”, explica o vereador do PV.
A protetora Janaina Lindbech destaca que projeto traz o devido reconhecimento da importância das ações enquanto dos protetoras e protetores independentes. “Conseguir organizar nosso trabalho junto ao poder público e tornar os programas criados pelo município acessíveis poderá otimizar os atendimentos e também reduzir o tempo de espera”, explica a produtora.
Janaina diz ainda que a cidade conta com mais de 30 protetores(as) independentes que atuam na causa animal. “Hoje somos mais de 30 protetoras e protetores que lutam diariamente em prol do bem estar animal arcando com as despesas de cuidados no tratamento de animais errantes e de tutores de baixa renda. Dependemos de doações, rifas e vaquinhas para tentar dar conta de suprir os enormes gastos financeiros que vamos acumulando diariamente”, detalha Janaina.
Recursos da causa animal
Em 2022, o mandato do vereador Geraldo Stocco destinou R$ 20 mil para duas ONGs que atuam na causa animal em Ponta Grossa – os recursos serão usados para manutenção dos abrigos que contam com milhares de animais abandonados.
Leia também:
Vereador denuncia Secretaria do Meio Ambiente por omissão, maus tratos e morte de animais
Vítima levou um tiro no abdômem e correu para se proteger. Ele foi até uma…
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…
Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade