Categorias: DestaquePonta Grossa

Projeto ‘Glória do Meu Quilombo’ leva história para colégios de PG

O projeto ‘Glória do Meu Quilombo – A Importância de Carolina Maria de Jesus’ visita sete escolas estaduais nos próximos dias.

Após as sete escolas, o projeto será apresentado no Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, onde faz parte da programação da 17° Primavera Nacional dos Museus. A primeira visita acontece nesta segunda-feira (28) às 8 horas, no Colégio Estadual Senador Correia, e terá transmissão para a Associação dos Museus dos Campos Gerais. A apresentação no museu contará com tradução em libras.

O objetivo da palestra interativa é contar a história da escritora, compositora, cantora e poeta, Carolina Maria de Jesus. Além disto, o projeto também trará a história do ‘Quilombo Sutil’, comunidade quilombola localizada em Ponta Grossa.

A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) 2023 e foi viabilizado com o patrocínio da Belgotex do Brasil.

As primeiras instituições com turmas contempladas serão o Colégio Estadual Senador Correia e o Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga. A primeira visita acontece nesta quinta-feira (24) às 8h, no (CEEBJA) Prof. Paschoal Salles Rosa.

A palestra une a cultura de comunidades quilombolas com a escrita de mulheres negras, trazendo como resultado a construção da história de Ponta Grossa, e do Paraná, de uma perspectiva que possui muita relevância para os ponta-grossenses. O resultado é o debate gerado entre a palestrante, estudantes da rede estadual de ensino, e professores.

Ligiane Ferreira, idealizadora do ‘Projeto Glória’, fala da importância de se realizar um projeto como este. “É um projeto que surge da necessidade de comunicar com as pessoas negras e da periferia de escolas públicas, de falar que existe um quilombo com uma grande importância histórica brasileira aqui na cidade e no Estado. A comunidade é um local de resistência, existência e sabedoria ancestral e é muito necessário saber a história por trás dele.”

Ligiane conta a história do quilombo trazendo como referência seu pai, Wilson Ferreira dos Santos, homem negro quilombola, que residia dentro da comunidade. A família de Ligiane ainda mora dentro do quilombo, tornando o território parte de sua história.

O projeto ‘Glória’ surgiu em 2018 com Ligiane desenvolvendo o espetáculo ‘Carolinas’. A pandemia e problemas de logística impossibilitaram a apresentação da peça. “Pensei então em um formato online e fui contemplada pelo edital ‘Fica em Casa’ para a leitura da peça e uma palestra online. Vi então que o formato funcionava e gostaria de levar ele até escolas presencialmente”, explica Ligiane.

Após submetê-lo ao PROMIFIC de 2022 e ser contemplada, o projeto atingiu 10 escolas estaduais de Ponta Grossa. Em 2023, o projeto foi submetido mais uma vez, e Ligiante foi mais uma vez contemplada.

Leia também: Projeto paranaense de economia circular vence o Desafio Universitário 2023

Foto: Ligiane Ferreira
Foto: Ligiane Ferreira
Foto: Ligiane Ferreira
Foto: Ligiane Ferreira
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mulher espancada com o próprio celular após marido ler mensagem

Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…

% dias atrás

Atletas de Tibagi conquistam seis ouros no Campeonato Paranaense de Powerlifting

Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…

% dias atrás

Homem condenado a 21 anos de reclusão é preso em PG

O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…

% dias atrás

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade