Categorias: DestaquePonta Grossa

Projeto ‘Glória do Meu Quilombo’ leva história para colégios de PG

O projeto ‘Glória do Meu Quilombo – A Importância de Carolina Maria de Jesus’ visita sete escolas estaduais nos próximos dias.

Após as sete escolas, o projeto será apresentado no Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, onde faz parte da programação da 17° Primavera Nacional dos Museus. A primeira visita acontece nesta segunda-feira (28) às 8 horas, no Colégio Estadual Senador Correia, e terá transmissão para a Associação dos Museus dos Campos Gerais. A apresentação no museu contará com tradução em libras.

O objetivo da palestra interativa é contar a história da escritora, compositora, cantora e poeta, Carolina Maria de Jesus. Além disto, o projeto também trará a história do ‘Quilombo Sutil’, comunidade quilombola localizada em Ponta Grossa.

A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) 2023 e foi viabilizado com o patrocínio da Belgotex do Brasil.

As primeiras instituições com turmas contempladas serão o Colégio Estadual Senador Correia e o Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga. A primeira visita acontece nesta quinta-feira (24) às 8h, no (CEEBJA) Prof. Paschoal Salles Rosa.

A palestra une a cultura de comunidades quilombolas com a escrita de mulheres negras, trazendo como resultado a construção da história de Ponta Grossa, e do Paraná, de uma perspectiva que possui muita relevância para os ponta-grossenses. O resultado é o debate gerado entre a palestrante, estudantes da rede estadual de ensino, e professores.

Ligiane Ferreira, idealizadora do ‘Projeto Glória’, fala da importância de se realizar um projeto como este. “É um projeto que surge da necessidade de comunicar com as pessoas negras e da periferia de escolas públicas, de falar que existe um quilombo com uma grande importância histórica brasileira aqui na cidade e no Estado. A comunidade é um local de resistência, existência e sabedoria ancestral e é muito necessário saber a história por trás dele.”

Ligiane conta a história do quilombo trazendo como referência seu pai, Wilson Ferreira dos Santos, homem negro quilombola, que residia dentro da comunidade. A família de Ligiane ainda mora dentro do quilombo, tornando o território parte de sua história.

O projeto ‘Glória’ surgiu em 2018 com Ligiane desenvolvendo o espetáculo ‘Carolinas’. A pandemia e problemas de logística impossibilitaram a apresentação da peça. “Pensei então em um formato online e fui contemplada pelo edital ‘Fica em Casa’ para a leitura da peça e uma palestra online. Vi então que o formato funcionava e gostaria de levar ele até escolas presencialmente”, explica Ligiane.

Após submetê-lo ao PROMIFIC de 2022 e ser contemplada, o projeto atingiu 10 escolas estaduais de Ponta Grossa. Em 2023, o projeto foi submetido mais uma vez, e Ligiante foi mais uma vez contemplada.

Leia também: Projeto paranaense de economia circular vence o Desafio Universitário 2023

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Identificado motorista que morreu após caminhão cair de ponte em PG

O motorista foi identificado por familiares. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram…

% dias atrás

PRC-466 será interditada na segunda (28) para detonação de rocha em Guarapuava

Os explosivos serão acionados na altura do km 254, mesmo local onde operações anteriores foram…

% dias atrás

Caminhão é encontrado em chamas na mata às margens da BR-376 em Ponta Grossa

O caminhão foi encontrado por uma equipe do DER. Bombeiros e PM de Ponta Grossa…

% dias atrás

Espaços Culturais começam a atender diariamente até as 22 horas em PG

            Os horários variam de acordo com cada unidade. Algumas, por questão de demanda, têm…

% dias atrás

Presidente do INSS afastado em operação contra fraude em descontos de aposentadorias

Seis servidores públicos também foram afastados em decorrência das investigações que revelam irregularidades nos descontos…

% dias atrás

Filho não lava a louça, se revolta e pai aciona PM; “Vou te quebrar de pau”

A ocorrência foi registrada em Irati. O filho se revoltou contra o pedido do pai.…

% dias atrás