O projeto ‘Glória do Meu Quilombo: A importância de Carolina Maria de Jesus’, faz sua última apresentação de 2023 no Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, nesta terça-feira (19).
A palestra, que tem como objetivo apresentar a história do Quilombo Sutil e da escritora Carolina Maria de Jesus, acontece às 19h. A palestra interativa faz parte da programação da 17° Primavera Nacional dos Museus.
Leia também: Projeto “Meu Bairro Melhor” traz visibilidade a atletas femininas através do futebol em Ponta Grossa
O evento contará com transmissão no canal do Youtube do Museu, tradução para libras, e é aberto para todo o público. A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) 2023 e foi viabilizado com o patrocínio da Belgotex do Brasil.
Ligiane Ferreira, idealizadora do projeto e palestrante, resgata a história do Quilombo Sutil utilizando como ponto de partida seu pai, Wilson Ferreira dos Santos, homem negro quilombola, que residia dentro da comunidade, mas saiu para trabalhar. Além disto, a obra de Carolina Maria de Jesus, ‘Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada’, é citada na construção do projeto. Carolina entra como referência das diásporas do povo negro e das condições nas cidades, como referência de denúncia das condições do povo negro.
Durante o mês de setembro, o projeto visitou sete escolas estaduais de Ponta Grossa. Ligiane comenta sobre a importância de levar o debate da cultura negra para os estudantes de escolas públicas. “É um projeto que surge da necessidade de comunicar com as pessoas negras e da periferia de escolas públicas, de falar que existe um quilombo com uma grande importância histórica brasileira aqui na cidade e no Estado.”
Nas escolas foram realizadas palestras interativas onde Ligiane contava a história do Quilombo Sutil, de seu pai, e de Carolina Maria de Jesus. Após a apresentação, estudantes e professores davam sua percepção sobre o que aprenderam, e como receberam essas histórias.
A equipe do projeto ‘Glória’ chama o público para esse evento repleto de histórias ricas, e que mostra a ancestralidade do povo negro dentro dos Campos Gerais. O Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, local onde será realizada a palestra, fica na Rua Eng. Schamber, número 686.
Disfunção erétil tem cura? Antes de tudo, é preciso entender as causas desse problema. Assista…
PM de Ponta Grossa e Carambeí recuperam veículos furtados: moto e carretas foram encontradas, e…
O Projeto Zenidim, iniciado em 2016, retorna em 2025 para apoiar jovens na Vila Cristina,…
Moradores do Jardim das Aroeiras, em Ponta Grossa, enfrentam falta de água sem aviso prévio,…
Acidente na BR-277 em Curitiba mata jovem de 21 anos e deixa outro ferido. Investigação…
A operação da Polícia Civil do Paraná prendeu 22 pessoas por tráfico de drogas e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade