Em entrevista exclusiva para o Portal BnT nesta quarta-feira (18), Luiz Henrique Honesko, secretário de Infraestrutura e Planejamento concedeu detalhes sobre as medidas adotadas pela pasta em relação à Estrada do Kalinoski. O local está inundado por conta da cheia do Rio Tibagi e deixou moradores da região ilhados.
Moradores que utilizam a Estrada do Kalinoski relataram que, em dias de cheia do Rio TIbagi, o transporte, a rotina e o acesso a tratamentos médicos são afetados. As chuvas intensas causaram a cheia do rio e a região ficou alagada, o que deixou moradores ilhados. Acesse aqui matéria completa sobre o caso.
Honesko destaca que a inundação, que ocorria a cada quatro anos, agora ocorre com mais frequência na região. O que impacta nisso é o aumento do número de chuvas e a maior impermeabilização do solo de Ponta Grossa, com as construções e pavimentação no município.
Leia mais: Secretário da Infraestrutura de PG faz balanço de obras em 2024 e comenta sobre novos projetos
“O que a impermeabilização significa? Quando chove, a água vai toda de uma vez para o fundo do vale e não dá tempo do rio mandar essa água embora, acaba engarrafando e causando a enchente na região”, explica Honesko.
O secretário destacou ao Portal BnT que já existe um projeto pronto para melhorias na estrada. Ele explica quais são as ideias para o local. “O projeto vai pavimentar e altar aquele trecho, mas tivemos que realizar isso de uma forma que não alterasse a dinâmica do rio durante as cheias. O Rio é dinâmico: no período das secas, ele é fino, e nas chuvas, ele alaga. Na verdade, é a estrada que está no rio e não é o rio que está na estrada”, diz
Honesko explica que o projeto está em tramitação no Instituto Água e Terra (IAT), para receber licença ambiental e assim, iniciar a licitação das obras. As Secretarias de Infraestrutura e Planejamento e do Meio Ambiente atuam em conjunto no projeto. “Tendo os documentos necessários, nós enviaremos ao IAT e ver quais são as outras demandas, para que a gente possa efetivamente licitar essa obra”, finaliza.
Você pode conferir a entrevista completa com o secretário Luiz Henrique Honesko no vídeo abaixo:
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade