Categorias: ParanáPolítica

Projeto que cria a Bancada Feminina avança e ganha novos apoiadores

O Projeto de Resolução 5/2022, que altera artigos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná e cria a Bancada Feminina no Legislativo paranaense, avançou nas últimas semanas e recebeu novos apoiadores. A proposição foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e tem a assinatura de 15 parlamentares.

“A instalação da bancada feminina é uma forma de repararmos uma injustiça histórica com as deputadas mulheres. Avançamos muito, mas ainda somos minoria e precisamos de incentivos para termos participação em posições de liderança na Assembleia”, defende a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), procuradora especial da mulher na Assembleia e idealizadora da proposta. A próxima etapa da tramitação do projeto é a votação em Plenário.

Se o projeto for aprovado, além dos votos conjuntos, as deputadas terão mais poder administrativo. Elas poderão, por exemplo, indicar membros para as Comissões da Casa e participar do Colégio de Líderes, órgão consultivo da Assembleia. A proposta também determina que as deputadas tenham participação da Mesa Diretora, hoje formada só por homens.

[RELACIONADAS]

Conforme o projeto de resolução, a bancada feminina terá a participação de todas as deputadas da Casa, independentemente de partido político ou de participação em outras bancadas.

Além de Cristina Silvestri, a proposta é assinada pelas outras quatro parlamentares: Cantora Mara Lima (Republicanos), Mabel Canto (PSDB), Maria Victoria (PP) e Luciana Rafagnin (PT). A proposição também tem o apoio dos deputados Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Boca Aberta Junior (PROS), Douglas Fabrício (Cidadania), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Michele Caputo (PSDB), Márcio Nunes (PSD), Nereu Moura (MDB) e Professor Lemos (PT). Todos eles são coautores do projeto.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Projeto da SAS Brasil promove assistência de saúde especializada às populações das cidades atingidas pelas…

% dias atrás

STF estabelece um precedente para o fim do sigilo bancário

O STF decidiu que as instituições financeiras no Brasil deverão fornecer dados financeiros de seus…

% dias atrás

Para o STF, o sigilo bancário não é um direito absoluto

Decisão do Supremo Tribunal Federal provoca intensas discussões sobre os limites da privacidade bancária e…

% dias atrás

Médico por um dia: faculdade promove workshop de medicina

O Workshop Medicina é destinado a alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios para…

% dias atrás

Mansão Réplica do Pateo do Collegio realiza 2ª edição do Leilão Residencial

O acervo com mais de 700 peças exclusivas foi reunido ao longo de 60 anos…

% dias atrás

Estudo aponta valor da comunicação para a logística reversa

A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes desafios contemporâneos. Uma pesquisa recente trouxe…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade