Categorias: ParanáPolítica

Projeto que proíbe passaporte da vacina é aprovado pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na reunião desta terça-feira (15) parecer favorável ao projeto de lei 655/2021, que assegura a plena liberdade e o direito de ir e vir em todo território do Estado do Paraná. De acordo com a proposta, fica proibida a “exigência de documento discriminatório, certidão, atestado, declaração ou de passaporte sanitário comprobatório de vacinação” contra Covid-19. A proposta, que tramita em regime de urgência, é assinada pelos deputados Ricardo Arruda (PSL), Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando Martins (PSL) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP).

De acordo com os autores, a proposição pretende proteger o emprego, o livre acesso a templos religiosos, repartições públicas em geral, meios de transporte públicos, eventos de qualquer natureza e estabelecimentos de ensino. A medida visa garantir ainda a obtenção de documentos públicos, a possibilidade de inscrições em concursos e o ingresso em cargos, empregos e funções públicas.

A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Márcio Pacheco (PDT), na forma de um substitutivo geral. “É inviolável o direito à liberdade de consciência e crença, além de livre pensamento e locomoção. Não há lei que ampare as ações que estão sendo colocadas por algumas autoridades e gestores, ferindo direitos da Constituição. Não há base para tais ações. Obrigar a isso é antijurídico. O passaporte fere a livre escolha”, afirmou Pacheco. 

[RELACIONADAS]

O parecer recebeu apoio dos autores, deputados Ricardo Arruda e Delegado Jacovós, além dos deputados Homero Marchese (PROS), Tião Medeiros (PTB), Maria Victoria (PP) e Evandro Araújo (PSC). A deputada Cristina Silvestri (CDN) e o deputado Tadeu Veneri (PT) votaram contra a proposta.  Antes de ir a plenário, o projeto será debatido nas Comissões de Saúde Pública e Indústria, Comércio, Emprego e Renda. 

Demais projetos

Os deputados membros da CCJ aprovaram o projeto 780/2021, do Poder Executivo, que altera a Lei 20385/2020, que dispõe sobre a extinção do Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná. A matéria faz correções de redação no texto da Lei. Também foi aprovado o projeto de lei 19/2022, que altera a Lei 19935/2019, que institui no Paraná o Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Pública e o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. De acordo com o relator, deputado Hussein Bakri (PSD), a proposta visa se adequar à legislação federal, garantindo regularização do auxílio alimentação a agentes penitenciários. 

Já a discussão do projeto de lei 37/2021, do deputado Ricardo Arruda, foi adiada a pedido do deputado Hussein Bakri. O texto dispõe sobre a proibição da censura e manifestação de opiniões, pensamentos e informações nas redes sociais no Estado do Paraná. O mesmo se deu com o projeto de lei 945/2019, adiado a pedido do deputado Homero Marchese. Proposta pelo deputado Goura (PDT), a matéria altera a redação de artigos da Lei 18419/2015, que estabeleceu o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná. De acordo com o parlamentar, o projeto visa garantir que os direitos das pessoas com HIV tenham acesso aos serviços de prevenção, de testagem e tratamento. O objetivo é desburocratizar a concessão da gratuidade no sistema de transporte.

Foram aprovados ainda o projeto de lei 738/2021, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que altera, revoga e acrescenta dispositivos à Lei 19051/2018, e o voto em separado favorável do deputado Tiago Amaral (PSB) ao projeto de lei 16/2021, dos deputados Professor Lemos (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Soldado Fruet (PROS). A matéria proíbe a realização de corridas competitivas com cães ou atividades extenuantes de mesma natureza.

Já o substitutivo geral apresentado pelo deputado Homero Marchese ao projeto de lei 464/2021, do ex-deputado Do Carmo, recebeu um pedido de vista do deputado Evandro Araújo. A proposta institui a Campanha Permanente de Combate a Importunação Sexual no transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Circuito de Xadrez reúne diversos estudantes da região em PG. Veja imagens

O colunista Luiz Carlos Kloster esteve no local e registrou algumas imagens do evento promovido…

% dias atrás

Saiba como doar e ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Fortes enchentes que já mataram 56 pessoas, deixando quase 25 mil desalojadas. Corpo de Bombeiros…

% dias atrás

Influenciadora digital e marido são presos por explorar ‘jogo do tigrinho’ no Paraná

Casal é investigado por exploração de jogos de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro.…

% dias atrás

Paraná sedia Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate pela primeira vez

Dos quatorze cães participantes do Paraná, sete são de Curitiba, quatro de Londrina, dois de…

% dias atrás

Prefeitura de PG transforma três postos de saúde em unidades exclusivas para dengue 24h

Prefeita Elizabeth comandou reunião de um comitê de crise, na sede da Fundação Municipal de…

% dias atrás

Paraná enviará alimentos, colchões e água potável para vítimas de enchentes no RS

Força-tarefa paranaense do Corpo de Bombeitos foi enviada na quarta-feira (01) para o resgate de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade