Categorias: DestaquePonta Grossa

Projeto ‘Satélite Cultural’ é implementado em PG oferecendo formação de protagonistas

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a Lei nº 14.704, que cria o Projeto Satélite Cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa tem como objetivo promover a descentralização e difusão de ações de fomento à cultura no município paranaense.

O secretário municipal de cultura, Alberto Schramm Portugal, falou sobre o objetivo do projeto. “É um programa que tem como objetivo democratizar o acesso a oficinas formativas e de alfabetização cultural no município de Ponta Grossa. Nós temos como proposta promover a integração da comunidade, oportunizando formação de elencos e protagonistas culturais nos quatro cantos da cidade”, explicou Portugal.

Sobre as vagas para articulares culturais, o secretário ressaltou que os mesmos irão conduzir oficias livres nas modalidades de dança, teatro, música e artes visuais, como explica:

Bolsas de estudo e seleção

Os integrantes do Projeto Satélite Cultural receberão bolsas de estudo. O ingresso será realizado através de testes seletivos, com provas classificatórias e eliminatórias coordenadas pela Comissão Técnica do Projeto. A Comissão será designada pela Secretaria Municipal de Cultura e o projeto será organizado em segmentos artísticos.

Os alunos bolsistas atuarão como Articuladores Culturais no Projeto Satélite Cultural e terão carga horária de estudo/atividades de, no mínimo, 12 horas semanais. Aqueles que não tiverem faltas, ou no máximo, duas faltas justificadas, receberão a bolsa de estudo integralmente. Os bolsistas terão direito a créditos do sistema de transporte coletivo urbano de Ponta Grossa para facilitar sua participação nas atividades do projeto.

Articulador Cultural

O Articulador Cultural do Projeto Satélite Cultural terá papel fundamental na promoção das ações da Secretaria Municipal de Cultura e no mapeamento e mobilização das regiões de trabalho. Será responsável por conduzir vivências culturais no segmento artístico em que atua e representará as necessidades e realidades da sociedade nesse âmbito.

Para supervisionar o projeto e os Articuladores Culturais, a Secretaria Municipal de Cultura formará uma Comissão Técnica. Os custos das atividades ficam por conta das dotações orçamentárias próprias da Secretaria, exceto o deslocamento do articulador dentro do perímetro urbano de Ponta Grossa.

Leia também: Rumo à História: Evento celebra centenário do primeiro passeio de mototurismo na América do Sul

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Veja o que a astrologia prevê para o seu signo neste sábado (3)

Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…

% dias atrás

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta

% dias atrás

Millena Brandão, atriz do SBT, morre aos 11 anos após diagnóstico de tumor cerebral

Millena Brandão, atriz mirim do SBT, morre aos 11 anos em SP após diagnóstico de…

% dias atrás

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Black STEM oferece auxilio de R$ 35 mil para estudar no exterior

% dias atrás

Tibagi recebe curso gratuito de iluminação cênica neste final de semana

Oficina será realizada no Teatro Tia Inália e oferecerá certificado aos participantes

% dias atrás

ACIPG recebe entidades regionais para celebrar Dia do Associativismo

ACIPG reúne líderes da CACICPAR e reforça união pelo desenvolvimento regional e fortalecimento do associativismo…

% dias atrás