Nesta segunda-feira (16), representantes de categorias de trabalhadores terceirizados, Siemaco, se reuniram com a atual prefeita de Ponta Grossa e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt, para apresentar uma carta de compromisso. A reunião foi articulada por Marcos Silva, candidato a vereador, com o objetivo de discutir as condições dos trabalhadores terceirizados no município e garantir que a prefeitura se comprometa com a defesa dos direitos dessa categoria.
Maria Donizeti Teixeira Alves, presidente do Siemaco, destacou a importância da empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) no serviço de limpeza pública da cidade. “O que mais nos preocupa hoje é a Ponta Grossa Ambiental, que faz o serviço da limpeza pública. Eles cumprem com todos os direitos trabalhistas e com a Convenção Coletiva integralmente. Nossa preocupação é que cada candidato que venha mexa nesse contrato, pois sofremos muito com empresas que não respeitam os trabalhadores”, afirmou. Donizeti ressaltou que mais de 20 mil trabalhadores terceirizados no município dependem de empresas que cumpram a legislação trabalhista.
Leia mais: Polícia Civil investiga morte de menina de 10 anos em Rebouças
Em resposta, a prefeita Elizabeth afirmou que valoriza essas iniciativas e garantiu que as propostas estão alinhadas com seus planos para a cidade. A reunião contou com a participação, ainda, de seis secretários da Prefeitura. “Aprecio demais essas cartas de compromisso e as propostas que tenho recebido de várias categorias. Elas estão em sintonia com o que eu quero para a nossa cidade”, disse Elizabeth. Ela também destacou a importância das terceirizações, afirmando que “quando não conseguimos fazer algo, devemos dar para quem sabe fazer, que é o caso das terceirizações”.
Marcos Silva, que organizou o encontro, reforçou seu compromisso com os trabalhadores. “Nós fizemos um compromisso durante a campanha com os trabalhadores terceirizados. A Donizeti abriu essa oportunidade para que trabalhemos em defesa da categoria, e é com esse propósito que convidei a prefeita Elizabeth para essa reunião”, explicou.
O candidato a vereador tem como proposta, ainda, implementar uma lei que os contratos com as empresas terceirizadas exijam um calção de dois meses de pagamento de salários, no ato da contratação. Para que os trabalhadores não sejam prejudicados, caso a empresa deixe de realizar os pagamentos.
Além disso, Alfani Alves, presidente do Sindicato dos Aposentados, destacou a relevância da participação das mulheres no processo eleitoral. “A mulher tem o direito de participar livremente de todo o processo eleitoral. É importante mostrar que a discriminação não pode ocorrer em momento algum, seja na política ou em qualquer cargo público ou privado”, afirmou.
A reunião terminou com o compromisso da prefeita em manter o diálogo aberto e defender os direitos dos trabalhadores terceirizados, garantindo que os serviços continuem sendo realizados com competência e respeito à legislação trabalhista.
Douglas, de 40 anos, é advogado, casado, possui ensino superior completo e declarou ao Tribunal…
Orçamento de R$ 78,6 bilhões é o maior da história do Estado
O conjunto de indicadores econômicos direcionam o comportamento da economia brasileira, que é medida pelo…
Durante a solenidade, também foram empossados os vereadores eleitos no pleito de 2024, consolidando a…
Em nota, a Secretaria de Segurança informou que a Polícia Militar analisa vídeo que circula…
Atualmente, são quase 4,1 milhões de usuários cadastrados. Do volume total entregue, R$ 325 milhões…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade