A segunda plenária do 8º Congresso Municipal e Estadual do PSOL, realizada no domingo (03/09) na Ocupação Ericson John Duarte (FNL PG), elegeu a nova direção do Partido na Cidade.
A Chapa PSOL PG em Movimento e Militante, liderada pela professora Renata, além de Leandro Dias e Gislaine, militantes do direito à moradia, obteve (136 votos) mais de 75% dos votos, enquanto a segunda chapa composta pelos integrantes do mandato coletivo obteve (45 votos) pouco menos de 25%.
O evento é o maior Congresso do PSOL desde a fundação da legenda na cidade. Foram mais de 200 filiados e filiadas que participaram das votações que define os rumos do PSOL PG, além da escolha da nova direção Estadual, que praticamente repete o resultado da decisão local.
O destaque foi para a luta popular que parte da militância do PSOL vem fazendo na Ocupação Ericson John Duarte, a luta popular por moradia digna marcou os debates do partido. Existe um setor do partido que acredita na institucionalidade para avançar nos direitos do povo, enquanto a outra ala, liderada pela professora Renata, acredita que o PSOL deve estar integrado nas lutas populares.
A partir de agora, a direção municipal (DM) conta com a Professora Renata como presidenta, que vai reunir e escolher os demais cargos pelo critério da proporcionalidade direta e qualificada, conforme a votação do Congresso.
O desafio é manter o crescimento que o partido registra em PG. No congresso passado (2021), o PSOL contava com cerca de 300 filiados e agora tem mais de 600 filiados.
A eleição de 2024 é a prioridade da nova gestão. A Professora Renata foi apresentada como pré-candidata a Prefeita e o partido terá como prioridade montar uma ampla chapa para eleger duas vagas na câmara municipal no próximo ano.
Leia também: Jovem de PG é morto a facadas; Outros dois seguem em estado grave
Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…
Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…
Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral
Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…
Alegação é que a empresa não tem representante no país
Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade