Categorias: BrasilPolítica

PT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a Presidência

O PT e a federação partidária Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializaram hoje (21) a candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para concorrer às eleições presidenciais de outubro. Também foi formalizada a participação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice-presidente, na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano.

Durante a convenção partidária, que ocorreu a portas fechadas em um hotel na capital paulista, o PT aprovou ainda a coligação com o PSB, Solidariedade e a federação PSOL-Rede. Lula e Alckmin não participaram do evento, porque estavam cumprindo agenda no Recife. “Aprovamos nossa coligação de sete partidos e também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discussão com outros partidos que possam querer integrar nossa coligação”, disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Segundo ela, no encontro, também foram discutidas a conjuntura política atual do país e a importância da construção de uma unidade no campo político que o grupo representa. “E óbvio que tiramos como meta a ampliação desse movimento político. O momento que vivemos no país é muito difícil e essa não é uma eleição normal como as outras. Esta eleição traz elementos duros para a democracia brasileira.”

Perfil

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

 [RELACIONADAS]

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Fraiburgo transforma a Colheita da Maçã em exemplo do desenvolvimento turístico

Descubra como a colheita da maçã em Fraiburgo impulsiona turismo, gera empregos e movimenta a…

% dias atrás

Operário vence o Azuriz por 2 a 0 e ‘dorme’ na liderança do Paranaense

Os gols foram marcados por Jacy e Índio, ainda no primeiro tempo. Com o resultado,…

% dias atrás

Hugo Motta vence eleição e é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Aos 35 anos, ele será o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização do…

% dias atrás

PRF flagra criança sendo transportada no porta-malas de carro na ‘Souza Naves’ em PG

Segundo o condutor, eles estavam indo para a cidade de Imbituva e pretendiam seguir viagem…

% dias atrás

Prefeitura lamenta morte de professora aposentada da rede municipal de PG

Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota sobre o falecimento da professora Darce Rocha. A…

% dias atrás

Caminhonete colide com carro e capota em rua central de PG. Veja o vídeo

Caso aconteceu na madrugada deste sábado (01), entre a Rua do Rosário e a Rua…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade