Na noite de quarta-feira, 5 de junho, durante a abertura do Festival das Cataratas, um importante marco para o desenvolvimento do turismo no Paraná foi atingido: a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Viaje Paraná. Este acordo visa promover e intensificar as atividades turísticas no estado, unindo as capacidades e expertises das duas instituições para alavancar o setor.
A principal missão desta parceria é consolidar o turismo no Paraná, incentivando projetos que possam elevar o estado como um destino atrativo e competitivo. Dois projetos iniciais foram destacados como pilares desta colaboração sendo eles: o estudo de viabilidade para implementação do tax free no Paraná e a estudo de oportunidade no segmento náutico no Paraná.
O primeiro projeto citado busca permitir que turistas estrangeiros recuperem uma parte dos impostos pagos sobre produtos adquiridos durante suas visitas, estimulando o consumo e tornando o Paraná um destino mais atraente. O objetivo é, não apenas impulsionar o comércio local, mas também melhorar a experiência dos visitantes, promovendo maior fluxo de turistas internacionais.
Leia também: Mulher agredida fugiu da UPA e agressor foi internado no Hospital Regional de PG
O segundo estudo tem como foco identificar e avaliar as oportunidades de crescimento para o turismo náutico no estado, aproveitando o vasto potencial hídrico da região. A iniciativa pretende desenvolver novas atividades de lazer e negócios relacionados ao turismo náutico, atrair investidores e fomentar o uso sustentável dos recursos hídricos.
Segundo o diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, a parceria firmada com o Viaje Paraná fortalece a ampliação do impacto do PTI em todo o território paranaense. “Inicialmente, realizaremos dois estudos extremamente significativos para o desenvolvimento do setor. O Tax Free, que objetiva a atração de turistas e o retorno financeiro aplicado ao aumento do consumo, e um estudo sobre o potencial de recepção da indústria náutica no estado, que pode gerar, por meio de incentivos fiscais, a instalação de empresas e consequentemente a busca por mão de obra”. Ambas as iniciativas retornam à sociedade em forma de impacto econômico positivo, além da geração de emprego e renda.
Para o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, a parceria estratégica representa mais uma iniciativa para o fortalecimento do turismo, unindo nossas forças para transformar o estado em um destino turístico de excelência. “Mais uma vez o PTI e a Itaipu Binacional ajudando Paraná e o Brasil com inovações e soluções, assegurando um crescimento sustentável para o turismo”, afirmou.
Em seu discurso na abertura do festival, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância do setor para a hidrelétrica com a criação da diretoria de turismo no Parque Tecnológico Itaipu. “Nós acreditamos que o turismo é um grande instrumento de desenvolvimento e distribuição de renda. Não medimos esforços nessa área. Esperamos fazer do Lago de Itaipu um grande espaço de turismo”, pontuou.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade