Kauana Neitzel
O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) de Ponta Grossa atua no recolhimento e cuidado de animais em risco nas ruas, como cães, gatos e cavalos. O serviço é acionado em casos de animais que atacam pessoas ou outros animais, e segue critérios estabelecidos pela Prefeitura.
Quando ocorre um ataque a uma pessoa, a equipe do Setor de Zoonoses realiza uma investigação no local para verificar se o animal tem tutor e se está vacinado. Cães que vivem nas ruas e recebem cuidados de moradores podem desenvolver um comportamento de defesa do local onde permanecem, resultando em ataques. Após avaliação veterinária, o cão pode ser recolhido, castrado e, se não apresentar mais comportamento agressivo, pode ser doado ou devolvido ao local de origem. Cães de raças como pit bull e rottweiler, sem tutor e que atacam pessoas, podem ser recolhidos, castrados e, após avaliação, colocados para adoção.
Leia mais:
O CRAR oferece abrigo temporário a animais recolhidos nas ruas. O centro realiza a recuperação e castração dos animais, buscando reintroduzi-los à sociedade. O espaço é limitado, e parte dos animais não pode retornar às ruas por problemas de comportamento ou por serem resgatados de situações de maus tratos. O processo de adoção é necessário para abrir vagas e permitir o atendimento de novos casos de risco.
A castração é oferecida para animais de ONGs, protetores independentes e moradores cadastrados no CadÚnico. As castrações são realizadas em clínicas veterinárias conveniadas com a Prefeitura. Interessados devem apresentar documentação que comprove o benefício do governo e verificar a disponibilidade de vagas.
Para adotar um animal, é necessário comparecer ao CRAR ou às feiras de adoção, levando CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas maiores de 18 anos podem adotar cães e gatos disponíveis para adoção.
Em casos de dúvidas e emergências, ligar: (42) 3220-1000 ext. 4072
Confira as informações na reportagem de Kauana Neitzel:
Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…
Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…
Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral
Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…
Alegação é que a empresa não tem representante no país
Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade