Categorias: DestaqueParaná

Quase 2 mil inquéritos foram abertos para investigar crimes contra menores em 2022

O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) é a unidade da Polícia Civil (PCPR) responsável por investigar crimes de violência contra crianças e adolescentes. Em 2022, a delegacia instaurou 1.828 inquéritos referentes a crimes praticados contra o público infanto-juvenil em todo o Paraná – um inquérito pode envolver uma ou mais pessoas.

No período, os crimes mais frequentes foram estupro de vulnerável, lesão corporal e importunação sexual. Além disso, também houve registros de maus tratos, crimes sexuais e fornecimento de produtos que causem dependência química.

A delegacia, que existe desde 2014, apura crimes de lesão corporal grave, gravíssima ou qualificada pela violência doméstica, como estupros, situações de pedofilia, tortura e outros crimes. No local, são atendidas crianças de 0 a 12 anos. Seu objetivo é garantir a segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional para as vítimas e seus familiares. Atualmente, sete unidades do Nucria estão distribuídas em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.  

Em 2022, o Nucria Curitiba concluiu 320 inquéritos policiais. As investigações resultaram em 99 prisões, sendo 38 por mandados de prisão e 61 em flagrante. Além disso, foram feitas 2.320 escutas especializadas e registrados 1,8 mil boletins de ocorrência.

Em Paranaguá, no Litoral, foram instaurados 137 inquéritos policiais, com 10 prisões. Na cidade de Ponta Grossa (Campos Gerais), foram 268 inquéritos policiais e as investigações resultaram em 13 prisões. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, foram 181 inquéritos policiais instaurados e uma prisão realizada. Já no Nucria de Maringá (Noroeste) foram registrados 270 inquéritos policiais e as investigações resultaram em seis prisões e seis mandados de busca.

Na unidade de Cascavel (Oeste) foram instaurados 298 inquéritos e cumpridos quatro mandados de prisão. No município de Londrina, na região Norte, foram concluídos 354 inquéritos e realizadas seis prisões

A delegada Ellen Vycter, que atua no Nucria, explica que para fazer o atendimento adequado os servidores passam regularmente por capacitação para melhor atender as vítimas e familiares. “Essa unidade policial tem um ambiente acolhedor e humanizado, que tem como finalidade evitar novos problemas ao público infanto-juvenil”, conta.

Segundo ela, as unidades do Nucria adotam o procedimento de escuta especializada e as oitivas são feitas por psicólogos em uma sala lúdica. O objetivo é proporcionar um local acolhedor para a criança e adolescente vítima de crime.  

“Essa forma de escuta tem o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência para a superação das consequências da violação, limitado ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimento de cuidados”, informa a delegada da PCPR. “Estamos atuando em rede e de maneira organizada para coibir cada vez mais a violência contra esse público”.

DENÚNCIAS 

É dever de todo o cidadão formalizar denúncia ao tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos e investigações de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas via telefone e de forma anônima através do 197, da PCPR e do Disque-Denúncia 181. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar por meio do telefone 190.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Relatório da Bitget Research aponta que o volume de transações do ecossistema da TON aumentou 1.800% em menos de seis meses

VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e…

% dias atrás

Mary Kay entra no mercado do Quirguistão, promovendo ainda mais a beleza e o empoderamento no mundo todo

A Mary Kay Inc., líder global em cuidados com a pele e cosméticos, tem o…

% dias atrás

Ônibus colide com poste após tentativa de assalto a motorista em Ponta Grossa

Ônibus colide com poste em Ponta Grossa após tentativa de assalto ao motorista. Ninguém ferido.…

% dias atrás

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

STF julga direito de Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS e se…

% dias atrás

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade