Categorias: Previsão do Tempo

Quente e pouca chuva: Simepar explica como será a primavera no Paraná

A primavera será quente e com chuva abaixo da média histórica em todo o Paraná. É o que aponta o Simepar para a estação, que começou oficialmente às 09h44 deste domingo (22) e se estende até 21 de dezembro.

“São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas”, afirma o meteorologista do instituto, Reinaldo Kneib. A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para o período no Estado.

Sobre a chuva, em outubro deve seguir o padrão de normalidade. Já em novembro e dezembro, a precipitação fica mais próxima da média histórica em todo o Paraná.

Fenômenos

Por ser considerada uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizo, alta incidência de raios e chuvas volumosas.

Por esse motivo, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas por parte do Simepar e a emissão de alertas de curto prazo da Defesa Civil são essenciais para prevenir e mitigar os efeitos do clima.

Outro ponto destacado pelo meteorologista é que à medida que o verão se aproxima, os dias se tornam progressivamente mais longos e quentes. Neste ano, explica ele, o fenômeno meteorológico La Niña se forma entre a primavera e o verão, com intensidade fraca, influenciando o clima paranaense até o primeiro trimestre de 2025.

Avisos sobre a iminência de eventos severos emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil podem ser remetidos por celular gratuitamente. Interessados devem enviar SMS para o número 40199 informando o CEP da sua região. Uma mensagem de confirmação será emitida.

Agrometeorologia

A agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Heverly Morais, orienta os produtores a adotarem cuidados com as plantações nesta primavera. “O cenário é preocupante por causa das temperaturas muito elevadas e chuvas abaixo da média climatológica, com distribuição irregular e períodos prolongados de estiagem”, afirma.

Culturas como soja, milho e feijão podem ser afetadas de diversas maneiras, incluindo atraso na semeadura, germinação desuniforme, crescimento inadequado das plantas e desenvolvimento deficiente dos grãos. Para mitigar os efeitos desses períodos secos e quentes, é recomendável escalonar a semeadura utilizando cultivares de ciclos diferentes.

As altas temperaturas e ondas de calor podem prejudicar também as hortaliças, especialmente as folhosas, que exigem muita água para irrigação. É alto o risco de danos a culturas como café, cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas, bem como as pastagens.

Comuns na primavera, eventos meteorológicos extremos, como vendavais e granizo, podem causar danos físicos nas plantas e prejuízos significativos. Chuvas intensas podem provocar erosão do solo e aumentar a incidência de pragas e doenças.

Com inforamções da AEN

Leia também: Indivíduo é denunciado por agredir mulher e ameaçar os filhos de morte em PG

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

XBRI anuncia que maior fábrica de pneus do Brasil será construída em Ponta Grossa

Instalação da unidade deverá receber um investimento inicial de cerca de R$ 1,5 bilhão. Será…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste domingo (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Detentos da Cadeia de Castro ganham panetones e donativos

Entrega aconteceu neste sábado. 18 monitores de ressocialização e duas funcionárias do administrativo também receberam…

% dias atrás

BR-277 é liberada e PRF detalha como acidente aconteceu na descida para o litoral do PR

No local, dois caminhões e dois automóveis se envolveram na colisão. Acidente aconteceu na tarde…

% dias atrás

Identificado homem que foi morto a tiros na Vila Palmeirinha em PG

Segundo informações colhidas no local, a vítima estaria pulando telhados das casas vizinhas e, na…

% dias atrás

Homem morre enquanto pulava de casa em casa em bairro de Ponta Grossa

Homem é encontrado morto na Vila Palmirinha, em Ponta Grossa, com ferimento na cabeça por…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade