Categorias: Coluna

Rádio Auditório

Fala galera, hoje a coluna será muito especial, pois será a segunda parte da escrita na semana anterior; e mais ainda do que isso, trará um relato testemunhal com uma história verídica e com uma pessoa que é mais do que especial para mim, a minha querida vovozinha, dona Eloi Taques Ribas, que tem 83 anos de vida, nascida em 1939 e que no último domingo, após ter ouvido a programação da RÁDIO CLUBE FM 94.1, a tradicional PRJ2, que coincidentemente tem também a mesma idade; entrou em contato comigo e perguntou se eu não gostaria de contar um pedacinho da sua história, histórias que ela viveu no auditório desta tradicional emissora. Confesso que não sabia nada do que se tratava, e dividirei com vocês a partir deste momento.

Um pedacinho de história

Entre as décadas de 1940 e 1950 a Rádio Clube Ponta-grossense tinha em plena atividade um auditório onde muitos programas eram transmitidos e muitas apresentações locais e populares também aconteciam, eram os tempos das cantoras do rádio e de talentosos músicos e até pequenas orquestras e até maestros, a nossa Rádio que é uma das pioneiras do Estado, possuía um auditório que era de dar inveja a muitas emissoras do Brasil na época, e agora que vai começar a coluna:

No período compreendido entre 1947 até 1954 minha querida vózinha frequentava os programas infantis da rádio e cantava também em muitas oportunidades, junto com uma amiga que ela sente muita saudade e que ela fez questão de lembrar o nome Delvana de Madureira Castro, ressaltando que ambas tinham uma amizade muito bonita, descreveu com detalhes que interpretavam Dalva de Oliveira e Ângela Maria; (que inclusive também se apresentaram no mesmo auditório) as rainhas do rádio na época, também lembrou de um menino chamado Guimorvan Moreira que tocava violão e interpretava músicas de Vicente Celestino, falou também que existia até um maestro chamado Pinheirinho que orientava os participantes e também avaliava as performances.

Ressaltou ainda que os programas eram transmitidos ao vivo e que era um tempo maravilhoso, a era de ouro do rádio com certeza. Para encerrar também recordou dos programas da Comadre Daisy e da Comadre Maria, que incentivava as crianças a lavar o rosto, pentear o cabelo e dar benção para os seus pais. Que belos tempos… Que bela história, obrigado vó por nos permitir saber de tudo isso, através de quem viveu, viu e sentiu tudo isso. O que nos resta agora é a missão de continuar escrevendo e honrando esse belíssimo caminho. A importância do rádio tem que ser respeitada, assim como deve ser respeitada a história de vida de cada pessoa.

Sem mais…

JOHN ELVIS RIBAS RAMALHO,

FILHO DO JORNALISTA, RADIALISTA E ADVOGADO ALTAIR RAMALHO

E NOS DIAS DE HOJE TAMBÉM PODE DIZER QUE É UM DOS COMUNICADORES LÍDERES DE AUDIÊNCIA.

GRATIDÃO É A PALAVRA

NÃO FIQUE MARCANDO!!!! TODO SÁBADO A PARTIR DAS 21 HS TEM CLUBE ROCK LIGHT NA RÁDIO CLUBE FM 94.1, 82 ANOS DE HISTÓRIA.

John Elvis Ribas Ramalho

Artigos recentes

CCR PRVias inicia atendimentos nas rodovias da região

Usuários  contam com socorro médico e mecânico nas BRs 376 e 373

% dias atrás

Ponta Grossa abre licitação para reforma de campo de futebol no Cara-Cará

A concorrência pública, de número 016/2025, será realizada em formato eletrônico, com abertura dos lances…

% dias atrás

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio; confira datas

Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o benefício neste mês

% dias atrás

Identificado motociclista que morreu após acidente na BR-373 em Imbituva

Grave acidente aconteceu na noite de domingo. O sepultamento acontece no Cemitério Municipal de Ipiranga

% dias atrás

Colisão entre Gol e Ônibus da VCG causa transtornos no trânsito de Ponta Grossa

A equipe de trânsito formada pelos agentes Haroan e Reginaldo esteve no local, sinalizou a…

% dias atrás

Saiba a programação desta semana  do Ônibus da Vacina

Ônibus da Vacina percorrerá diferentes regiões da cidade entre os dias 19 e 22 de…

% dias atrás