Foto: Jonathan Campos/Secom
O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira (15), em Nova Dehli, com representantes da Confederação da Indústria Indiana (CII) para apresentar os potenciais do Paraná para a atração de investimentos privados.
Com 300 mil entidades empresariais cadastradas, a CII também trabalha para fortalecer as relações binacionais com o Brasil. A agenda aconteceu logo após o anúncio da ampliação da unidade do grupo Tata Consultancy Services (TCS) em Londrina, no Norte do Paraná, com a previsão de gerar 1,6 mil empregos.
Além da área da tecnologia, Ratinho Junior também destacou que o Paraná é um dos maiores polos automotivos do País e também tem uma grande presença de indústrias farmacêuticas, setor em que a Índia se destaca. “Gostaríamos de fazer do Paraná uma porta de entrada para os empresários indianos no Brasil, já que o nosso estado tem grande potencial para a atração de investimentos, além de estar em uma localização estratégica para atender o mercado sul-americano”, afirmou o governador.
Na produção de medicamentos, por exemplo, Ratinho Junior ressaltou a possibilidade de parceria das empresas indianas com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é referência, no Brasil, na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, sendo responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica ao Ministério da Saúde.
Em uma possível parceria, a atuação do Tecpar poderia facilitar a questão burocrática, como a liberação de licenças, por exemplo. “Temos a oportunidade, dentro dessa construção comercial, de ter ainda mais investimentos em setores estratégicos como o farmacêutico. Existe a possibilidade de expansão no consumo de medicamentos genéricos, cuja produção mundial é liderada pela Índia”, afirmou o governador.
Com quase 130 anos de história, a CII é uma das principais organizações de negócios e indústrias da Índia e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável e o crescimento empresarial do País, representando diversos segmentos industriais indianos.
O presidente do Comitê de Mineração da CII, Sunil Duggal, ressaltou que o Brasil tem sido, por décadas, um parceiro estratégico do país asiático, e que a instituição trabalha para fortalecer as parcerias comerciais entre os dois países. A transição na presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias globais e que desde o ano passado é presidido pelo Brasil, que assumiu a cadeira até então ocupada pela Índia, fortaleceu essa relação bilateral.
A comitiva paranaense também se reuniu, em Nova Delhi, com representantes da fabricante de sementes e insumos agrícolas UPL, que já tem investimentos no Brasil. O Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, busca atrair novos empreendimentos da companhia para o Estado. Executivos da empresa devem fazer uma visita ao Paraná nos próximos meses para conhecer possíveis plantas industriais para aquisição.
Com informações da AEN
Leia também: Dez apostas de Ponta Grossa acertam na quadra da Mega-Sena, entre elas um bolão
Motorista de app é acusado de intolerância religiosa e cárcere privado após trancar mulher e…
Consulta inédita da Secretaria da Fazenda contou com 2.242 participações e definiu as principais metas…
Projeto Turismo na Escola capacita mais 50 professores em Jaguariaíva para valorizar atrativos locais e…
Bruno Martins, agredido em novembro em Ponta Grossa. Família doou seus órgãos e pede justiça…
Rompimento de rede afeta o abastecimento em mais de 30 bairros de Uvaranas. Conserto deve…
SAMU realiza parto de emergência na Palmeirinha, em Ponta Grossa, e salva mãe e bebê.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade