Categorias: Paraná

Ratinho Junior recebe ‘Ordem do Mérito de Anhanguera’ do governador de Goiás

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado pelo Governo do Estado de Goiás nesta terça-feira (23) com a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera.

A tradicional homenagem aconteceu na cidade histórica de Goiás, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Ratinho Junior recebeu do governador goiano Ronaldo Caiado a insígnia Grã-Cruz, a mais alta condecoração. A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo governo goiano em 1975 com o objetivo de agraciar pessoas ou instituições reconhecidas por ações em prol de Goiás e personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

“Em nome do povo do Paraná, agradeço essa honraria. Temos um carinho muito grande pelo povo de Goiás, porque aqui temos muitos paranaenses, assim como no Paraná temos muitos goianos”, afirmou Ratinho Junior.

Os dois estados, por exemplo, cresceram acima da média nacional em 2023. O Paraná teve alta de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e Goiás teve crescimento de 4,4% no período, de acordo com Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). Já o PIB do Brasil, de acordo com o IBGE, teve alta de 2,8%.

Durante a cerimônia de entrega das medalhas, o governador de Goiás enalteceu a atual gestão do Governo do Paraná. “Ratinho Junior foi meu colega no Congresso Nacional. Hoje está em segundo mandato como governador e é uma referência de boa gestão”, afirmou Caiado.

PARCERIA

Ao receber a homenagem, o governador Ratinho Junior destacou notoriedades culturais, sociais e econômicas dos dois estados. “Paraná e Goiás têm muitas coisas em comum. Goiás tem o pequi, nós temos o pinhão. Paraná apresentou para o Brasil a dupla Chitãozinho e Xororó, Goiás apresentou Leandro e Leonardo. Vocês têm belezas naturais que atraem a atenção do planeta todo, nós também temos, como Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu, enfim, são sinergias maravilhosas que existem entre estes dois estados”, disse.

Segundo o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, grande parte do desenvolvimento do estado se deve à influência paranaense na região. “É um povo que veio ao longo das últimas décadas para cá e que foi fundamental para que nós, goianos, pudéssemos ter um salto de desenvolvimento a partir do compartilhamento da expertise e da capacidade de trabalho dos paranaenses”, afirmou.

HOMENAGEM

Também receberam a comenda com a insígnia Grã-Cruz o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Outras personalidades ainda foram homenageadas com as insígnias Grande-Oficial e Comendador.

A solenidade de entrega das comendas aconteceu na Praça do Chafariz, no centro da cidade de Goiás. O município, que também é conhecido como Goiás Velho, foi a antiga capital do estado até a década de 1930, quando Goiânia foi fundada.

Com informações da AEN

Leia também: Operário fica no zero a zero com Novorizontino em jogo no GK

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Novo coronavírus encontrado em morcegos preocupa cientistas; entenda os riscos!

Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…

% dias atrás

Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG

Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…

% dias atrás

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral

% dias atrás

Mutirão de entrega de caixas d’água acontece neste sábado em PG

Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…

% dias atrás

Moraes manda suspender rede social Rumble no Brasil

Alegação é que a empresa não tem representante no país

% dias atrás

Jovem indígena de 17 anos é morta em ataque dentro de casa no Oeste do Paraná

Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade