Categorias: Campos Gerais

Rede de abastecimento e esgoto de Castro recebe R$ 140 milhões em investimentos

O município de Castro está recebendo obras da Sanepar nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que devem atender a população da cidade pelos próximos 30 anos. Nesta quarta-feira (12), técnicos da Companhia detalharam ao prefeito Reinaldo Cardoso e secretários municipais as ações em execução e planejadas para os próximos anos. Ao todo, a Sanepar está investindo R$ 140 milhões em obras que estão em andamento e que devem ser concluídas até o fim de 2026.

Gerente regional da Sanepar, Francisco Icker Oroski, acompanhado de coordenadores e equipe técnica da Companhia, apresentou as obras de melhorias no sistema de esgotamento sanitário, ampliação da estação de tratamento, execução de redes de recalque do esgoto, melhorias e implantação de estações elevatórias de esgoto. “Tudo isso já prevendo atender a universalização do saneamento na cidade até 2033, prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê o acesso de 90% da população à coleta e ao tratamento do esgoto”, disse.

Em andamento estão, também, a ampliação da Estação de Tratamento de Água, a ampliação da captação do Rio Iapó e a execução de uma nova adutora, que vai transportar a água bruta do manancial até a estação de tratamento. “Investimentos robustos estão sendo feitos na cidade. A produção de água vai dobrar e deve garantir que a população tenha água em quantidade e qualidade pelos próximos 30 anos”, mencionou Oroski.

Preservação de mananciais

O prefeito Reinaldo Cardoso apresentou as necessidades da cidade em saneamento. “Hoje, em nossa cidade, a Sanepar faz a coleta de esgoto em 87% dos imóveis, isso já é um percentual que coloca Castro entre as melhores do país, e essas obras vão nos levar a um patamar das cidades de primeiro mundo”, comemorou.

“E 100% do esgoto coletado é tratado, a água volta para a natureza muitas vezes melhor do que a própria água do rio. O lodo do esgoto é destinado para a agricultura”, destacou o gerente da Sanepar.

Em obras

Oroski lembrou que, para as obras de redes de água e de esgoto, a Companhia executa abertura de valas e intervenções em ruas e calçadas que podem afetar o trânsito de pessoas e veículos.

“A gente tem que abrir pavimento para colocar tubulação de água, de esgoto, é um procedimento normal, é um transtorno necessário. Pedimos à população compreensão e paciência neste momento de obras, para evitar as vias que estão com maquinário e pessoal trabalhando, circular com cuidado, respeitar a velocidade e compreender que as interdições são necessárias. É uma fase da obra e logo vai passar”, destacou ele.

Saneamento rural

Dentre os compromissos que a Sanepar firmou com o município está um completo estudo de viabilidade para implantação do sistema de esgotamento sanitário nos distritos Socavão, Abapan e Tronco.

Doutor Reinaldo ainda ressaltou outras parcerias com a Companhia para benefício da população rural. “Vamos levantar as áreas prioritárias e urgentes e a Sanepar vai ser nossa parceria nos investimentos em comunidades rurais para levar água potável a essa população, entrando com estudo e orientação técnica, material, capacitação, para entregar água tratada de qualidade ao maior número de moradores da nossa zona rural”, enfatizou.

Leia também: Projeto derruba regra que obrigava vereadora de Arapoti usar gravata em sessão

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

GCM prende foragido por crimes contra mulher e criança em Ponta Grossa

GCM prende homem com mandado por violência doméstica, ameaça e lesão em Oficinas; ele foi…

% dias atrás

Colega de residência atira em jovem e foge após briga em Castro

Jovem é baleado no abdômen após briga com colega de casa em Castro; autor fugiu…

% dias atrás

GCM prende suspeito por ameaça e furto contra instalador de internet em bairro de PG

Técnico é ameaçado com faca e tem materiais furtados durante serviço no Boa Vista; GCM…

% dias atrás

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

Saída ocorre após denúncia da PGR sobre desvio de emendas

% dias atrás

Polícia Civil de Sengés prende mulher acusada de participação em “tribunal do crime”

Polícia Civil de Sengés prende 5ª suspeita de participar de tribunal do crime que matou…

% dias atrás

Veículo clonado com placa furtada de Curitiba é apreendido em Ponta Grossa

GCM apreende VW Nivus clonado no bairro Contorno em Ponta Grossa; carro tinha placa furtada…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade