O município de Ponta Grossa (PR) conta com mais de 20 mil alunos matriculados em 153 escolas públicas. São 2577 professores em sala de aula e 125 profissionais na secretaria de educação. Desde 2017, a rede de ensino firmou uma parceria com o programa Formar, criado pela Fundação Lemann e que é atualmente gerido pelo Instituto Gesto, também com o apoio da Fundação”
[RELACIONADAS]A proposta da parceria era simples: melhorar a aprendizagem dos alunos. O caminho, no entanto, é complexo e desafiador. Mas hoje, cinco anos depois, Ponta Grossa encerra o ciclo no programa Formar e celebra as principais conquistas desse trabalho conjunto.
“Sentia falta de ter uma parceria para olhar melhor a rede, de maneira ampla, e que conseguisse enxergar aquilo que não conseguimos. Também queria uma parceria que trouxesse formações para buscar melhorar os nossos resultados. A gente tinha estrutura, mas os avanços caminhavam devagar”, relembra Simone do Rocio, secretária de Educação de Ponta Grossa. Lá no começo, os desafios estavam ligados ao fortalecimento do planejamento pedagógico, aperfeiçoamento das avaliações diagnósticas e estruturação de processos de formação continuada. O programa Formar ajudou ainda no amadurecimento das tomadas de decisões com dados e evidências.
Entre tantos planos e ações, destaca-se a estruturação das formações continuadas, que se tornaram dinâmicas, contínuas e sintonizadas com o dia a dia em sala de aula. O índice de qualidade das formações passou de 5,7 para 8, segundo mensurações da secretaria de educação.
Ainda durante a parceria, o trabalho de avaliação com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi aperfeiçoado. Ponta Grossa passou a entender melhor que a sondagem feita pelo professor no cotidiano da escola também serve de avaliação e informação, ajudando a mensurar o nível de aprendizagem dos estudantes. Com processos estruturados, há três tipos de avaliações: a padronizada, a de produção textual e a Mais Alfabetização. A avaliação hoje não é apenas formativa, mas é usada para pensar um planejamento intencional para Educação de Ponta Grossa. Entendemos que a avaliação não serve só para gerar uma nota ao aluno”, explica a secretária de educação Simone do Rocio.
Vale mencionar também a alfabetização das crianças. Com formações presenciais, trocas com outras redes de ensino e análises quantitativas e qualitativas, está sendo possível trabalhar com ações mais intencionais para o desenvolvimento dos alunos nessa etapa.
Por fim, podemos mencionar o trabalho feito durante a pandemia. Ponta Grossa construiu um guia de priorização das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular, orientando os educadores sobre o que era prioritário desenvolver naquele cenário de crise. Com o retorno presencial, o município tem focado em estratégias de recomposição de aprendizagem, no engajamento da comunidade escolar e na integração entre as diferentes equipes de educação.
[RELACIONADAS]Em 11 de novembro, autoridades da prefeitura, a Secretária de Educação Simone Pereira Neves, professores e outros integrantes da rede de ensino de Ponta Grossa devem comparecer a um evento de celebração do Instituto Gesto em São Paulo (SP). O encontro marcará o encerramento da parceria e a consolidação dos legados que o Formar deixa para os estudantes castrenses.
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