Categorias: Economia

Reforma tributária não prevê taxa de 25% em compra e venda de imóveis

 O projeto Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre alguns assuntos, dentre eles eleições e políticas públicas e investiga publicações com maior alcance e engajamento. O post com uma foto de Lula (PT) e o texto “O legal é que se você vender seu imóvel, você vai ter que pagar 25% pro seu sócio. Além do aumento de impostos, governo Lula decidiu que 25% de seu imóvel é de propriedade do governo” publicado na rede social TikTok foi considerado como conteúdo enganoso porque o texto em discussão no Senado Federal prevê um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 15,9% que deverá ser cobrado apenas sobre o lucro recebido por pessoas jurídicas.

 A proposta aprovada na Câmara dos Deputados, e que está sendo analisada pelo Senado Federal, colocou um teto de 26,5% para o novo IVA, unificando cinco tributos em dois: CBS (federal) e IBS (estadual e municipal). A compra e venda de imóveis terá uma alíquota com desconto de 40% sobre o total do IVA e resultando na taxação final de 15,9%.

Leia também: Preços de alimentos tiveram queda no mês de julho em Ponta Grossa, diz IPR

 A taxa de 25% citada no post enganoso do TikTok é uma antiga estimativa realizada pelo setor imobiliário baseada em uma outra versão do texto da reforma tributária, o que condizia à soma da alíquota média de 3% do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com os 22% do IVA proposto anteriormente pelo governo.

 O Ministério da Fazenda afirmou, em comunicado no dia 16 de julho, que serão tributadas apenas as vendas de imóveis novos por empresas (incorporações) e que nada muda para quem tem um ou alguns imóveis e quer vendê-los. 

 Ainda de acordo com o Ministério da Fazenda, a taxação ocorrerá da seguinte forma para pessoas jurídicas: o imposto incidirá apenas sobre a diferença entre o custo de venda e o valor do terreno, haverá um redutor social de R$ 100 mil sobre o valor tributado, a alíquota do imposto incidente sobre esse valor reduzido será reduzida em 40% e do valor do imposto calculado sobre a base reduzida será deduzido o montante de todo o imposto pago na aquisição de material de construção e serviços pela incorporadora. No caso de imobiliárias, por exemplo, a tributação incidirá apenas sobre a diferença do preço de venda e de aquisição de imóveis.

Com informações do Projeto Comprova

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade