Categorias: Brasil

Regras do Pix mudam a partir de novembro

A partir de 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

Além dessa novidade, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix Automático

Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.

Por meio do Pix Automático, o usuário autorizará, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.

Leia também: Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (18) em Ponta Grossa e região

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Clube de Assinaturas da Giuliana Flores chega ao interior de São Paulo

Presente na capital paulista, o serviço cresceu mais de 200% em 2024 e agora estará…

% dias atrás

Medidas protetivas da Lei Maria da Penha podem ter prazo de duração

o Ministério Público questionou a fixação de prazo, argumentando que não há previsão legal de…

% dias atrás

Dois suspeitos são presos por furto no Shopping Palladium em PG

Os indivíduos foram flagrados em câmera de segurança e capturados posteriormente pela Guarda Civil Municipal,…

% dias atrás

Segundo Turno: candidatos devem ficar atentos aos temas proibidos na propaganda

Oferecer ou prometer dinheiro, presentes, rifas ou qualquer vantagem é estritamente proibido

% dias atrás

Auditoria internacional aumenta segurança e reduz erros jurídicos

Métodos internacionais de inteligência probatória somados a conhecimentos de M&A e Valuation podem gerar resultados…

% dias atrás

Projeto prevê prisão para quem compra ou vende veículo com multas e débitos

"Nesses casos é evidente a intenção de burlar a legislação de trânsito

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade