Categorias: Ponta Grossa

Relíquias de Ponta Grossa é lançado na Feira do Produtor

Joaquim, um velho tropeiro cheio de segredos e histórias, é quem conduz crianças, e até adultos, por uma aventura pelas terras de Ponta Grossa. O passeio virtual acontece por meio de um game educativo que estimula os pequenos de até 12 anos a conhecer as riquezas históricas e culturais do município. Aliando literatura e tecnologia, o Projeto Relíquias de Ponta Grossa foi lançado na Feira do Produtor, no centro da cidade, onde crianças, jovens e adultos puderam se divertir enquanto aprendiam ou relembravam marcos importantes da cultura local.

Relíquias de Ponta Grossa traz um conteúdo lúdico, com fotografias e jogos interativos, para que crianças, principalmente, possam se divertir enquanto aprendem. A iniciativa é da produtora cultural Erika Vernek, que explica os objetivos do projeto. “Quando as crianças conhecem a história do lugar onde vivem, elas não só entendem suas origens como também descobrem valores e tradições que moldam sua comunidade. Isso fortalece o vínculo com o espaço, estimula a criatividade e cria um senso de pertencimento. Nós entendemos que resgatar o passado é essencial para que esse público consiga entender e valorizar suas raízes, assim como também se sintam capazes de construir o futuro como protagonistas de sua própria história”.

Leia mais: Prefeitura de PG realiza ‘Bota Fora’ de eletrônicos no Parque Ambiental. Saiba quando

Dezenas de famílias que passavam pelo espaço kids, montado na entrada da Feira do Produtor no último sábado de novembro (30), puderam acessar o jogo utilizando um óculos de realidade virtual. Mas em casa ou na escola, o game pode ser facilmente aplicado pelo computador, celular ou tablet, basta acessar o site do projeto.  

Para o desenvolvedor de web do Relíquias de Ponta Grossa, o game-literatura leva as crianças a uma aventura única e cheia de desafios pelo Caminho das Tropas, marcando a origem do município na região dos Campos Gerais. Murilo XV explica que a ideia de trazer o conhecimento sobre a nossa cidade para dentro de jogos lúdicos, também perpassa pela proposta de auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades específicas, como a memória visual, inteligência espacial, foco e concentração, desenvolvimento cognitivo e de tomada de decisão. No entanto, o que mais alegra Murilo é saber que a tecnologia aliada à educação pode ensinar uma nova cultura a todos.

“Esses momentos de integração da família que o projeto também estimula são muito bons para que os pais ou os responsáveis pelas nossas crianças saibam como usar os ambientes digitais para educar, socializar e criar o pertencimento de cada um como sujeito”, destaca Murilo.

A Princesa dos Campos

O projeto é composto por três jogos: Palavra-mágica, Jogo da Memória e o Quiz. Neste último, Manuela Vitória Maciel Prestes, de 12 anos, descobriu o significado da coroa na bandeira de Ponta Grossa, um símbolo importante da cidade. Com a dica certeira de sua mãe, a estudante do 7º ano do ensino fundamental elucidou a questão: “Onde teu pai trabalha?” Agora, Manuela sabe que o apelido da nossa cidade é Princesa dos Campos, além de muitas outras histórias e relíquias naturais. “Eu gostei de jogar por que conta muitas histórias de Ponta Grossa que as crianças não sabem. A gente vai aprendendo!”, ressalta ela.

Relíquias de Ponta Grossa

O projeto Relíquias de Ponta Grossa combina literatura e tecnologia para apresentar de forma lúdica e interativa dez marcos culturais e naturais que representam a essência da cidade. Por meio do game-literatura, os participantes têm a oportunidade de explorar as riquezas locais como a Taça de Vila Velha, a Araucária, o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha. O projeto também destaca patrimônios históricos e culturais como a Estação Arte, a Estação Saudade, a Maria Fumaça, o Cine Teatro Ópera, o Memorial dos Tropeiros e a Bandeira da Cidade.

Érika destaca que o projeto é uma imersão no passado e no presente da cidade, promovendo o conhecimento e a valorização das memórias e dos símbolos que fazem parte da nossa história. “Reconhecer os símbolos da cultura local significa perceber a história do lugar, as origens das pessoas, as verdades e os valores que pautam as relações entre elas”, comenta a idealizadora do projeto. O Relíquias de Ponta Grossa é realizado pela Genius Soluções e tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal, operacionalizado em Ponta Grossa pela Secretaria Municipal de Cultura.

A experiência imersiva do projeto pela web conta com legenda e audiodescrição. Confira os games do Relíquias de Ponta Grossa pelo link https://bit.ly/relíquias-de-ponta-grossa 

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade