Centenas de moradores de Ponta Grossa estão contabilizando perdas financeiras, depois de aplicarem dinheiro em uma plataforma digital que supostamente seria ligada ao grupo de entretenimento HBO. Os usuários depositaram dinheiro na plataforma com a promessa que receberiam os valores com rendimentos acima dos praticados pelo mercado financeiro.
Por algum tempo, algumas pessoas conseguiram fazer saques e retirar determinadas quantias. Porém, desde a última sexta-feira, os usuários já não conseguem mais realizar os saques. Inicialmente, o homem que se apresentava como representante legal pela plataforma informou que ela estava em manutenção, e que os valores estariam disponíveis em até 72 horas.
O prazo passou, os valores não foram disponibilizados, muitos usuários alegam que a plataforma não está mais acessível, que o saldo dos investimentos aparece zerado e já não conseguem mais contato com o representante, que é um empresário da cidade de Ponta Grossa.
Alguns dos usuários que se sentiram lesados procuram o Portal BnT Online para denunciar a situação, afirmando que caíram em um golpe. Uma das usuárias, que prefere não ser identificada, explicou como chegou até a plataforma.
“Eu entrei (na plataforma) faz uns 14 dias. Foi uma amiga que me indicou. Eu coloquei R$ 3 mil lá e coloquei um monte de gente da minha família. A minha amiga me mostrou que estava tirando quase R$ 1,5 mil por semana. Eu achei que daria certo.
Então era assim, você se cadastrava na plataforma por alguém que te passasse o link. Ninguém falava que era pirâmide. Todo momento falava que era marketing multinível. Nós trabalhávamos como comissionados dentro da plataforma e a gente tinha que impulsionar os bilhetes de filmes, das bilheterias da HBO, através de uma inteligência artificial.
Essa inteligência artificial iria utilizar nosso investimento e congelaria por 1 hora, até eles acabarem de impulsionar. Daí eles devolveriam com juros de 2.2% ao dia”.
Investigação policial
Alguns dos usuários lesados acionaram a Polícia Civil, por meio de boletins de ocorrência. O Portal BnT Online falou com o delegado Gabriel Munhoz, responsável pelo setor de Estelionato na 13ª SDP de Ponta Grossa. Ele afirma que já está recebendo várias informações a respeito do caso. E orienta as vítimas a procurarem pessoalmente a delegacia para repassarem mais detalhes.
No Brasil, a prática da pirâmide financeira é considerada crime, com pena de até oito anos de reclusão.
O Portal BnT Online entrou em contato com o empresário apontado como representante legal pela plataforma. Porém, não obtivemos retorno.
Ganhos fáceis
O Portal BnT Online procurou a consultora financeira Aline Pavoski para entender se os ganhos prometidos pela plataforma HBO seriam viáveis. Segundo ela, a proposta, da maneira como era apresentada aos usuários, caracteriza a prática de pirâmide financeira.
“É pirâmide sim! Porque prometem um retorno acima da média e, entre aspas, sem risco. Toda vez que isso acontece, desconfie. Não existe isso no mercado. Hoje a nossa SELIC está em 10,5%. Para nós conseguirmos um retorno semelhante a esse, por ano, já é difícil. Então, toda vez que eu tiver um retorno acima de 0,88 ao mês, o que seria 100% da SELIC, já desconfie!”, enfatizou a consultora.
Leia também:
Homem é preso por dar golpe do pix falso em Ponta Grossa
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade