Categorias: ParanáPolítica

Requião é recebido na Federação dos Trabalhadores Rurais e defende pequena agricultura diversificada

O candidato ao governo do Paraná pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB), Roberto Requião, e o vice, Jorge Samek, foram recebidos no início da tarde desta sexta-feira (2) por membros da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). A entidade entregou uma pauta de reivindicações e uma carta-compromisso organizada pela Marcha das Margaridas, movimento de mulheres da agricultura familiar, com propostas para a área. Também estiveram presentes Rosane Ferreira (PV) e Elza Campos (PCdoB), candidatas ao Senado pela Federação.
[RELACIONADAS]
Requião falou sobre a importância do investimento na agricultura familiar diversificada e relembrou os programas para o campo criados nos seus governos. “A gente tem que jogar com firmeza. O maior patrimônio que o Paraná tem é a pequena agricultura rural diversificada. Quando fui governador, criei o trator solidário, baixamos o preço da energia elétrica, criamos o fundo de aval, a irrigação noturna. O meu sonho hoje, com toda a experiência que tive, é ajudar na mecanização, na qualidade das sementes, na tecnologia, e tornar a pequena agricultura do Paraná um exemplo para o mundo”, disse.
Ele defendeu uma agricultura voltada para a produção de alimentos. “Eu tenho orgulho do agronegócio, temos uma produtividade maior que os Estados Unidos, mas está faltando arroz e feijão na mesa. Exportamos soja, mas falta óleo. Esse movimento que vocês representam aqui é o que me estimula a ser candidato a governador novamente”, disse Requião.
Segundo o secretário-geral da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, a agricultura familiar não sobrevive sem política pública do governo do estado, e do governo federal. Leal também apresentou as reivindicações da Fetaep na carta compromisso entregue a Requião. ”Nós estamos pedindo regularização fundiária, ampliação do trator solidário, queremos incentivar os jovens a ficar no campo, defender a segurança no meio rural, e que haja diminuição da taxa do pedágio e melhoria nas rodovias”.
O movimento de mulheres rurais ”Marcha das Margaridas” apresentou também sua carta-compromisso. “Cada eixo que está aqui é um compromisso com as mulheres. Hoje, muitas mulheres estão liderando as pequenas propriedades com suas famílias”, destacou a primeira-vice-presidente da Fetaep, Ivone Souza. Quem recebeu a carta foi a candidata ao Senado, Rosane Ferreira, que assumiu o compromisso de defender a agricultura familiar. ”Estaremos ao lado da agricultura familiar e esse é um compromisso que assumimos com o Brasil”.
Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Feira Verde estará em 13 pontos de distribuição nesta quinta-feira (08); confira

Cada 4 kg de recicláveis dão direito a 1 kg de alimentos, com limite de…

% dias atrás

Cardeais iniciam conclave para eleger o novo Papa sob rigoroso sigilo no Vaticano

Para que um cardeal seja escolhido como papa, é necessário obter ao menos dois terços…

% dias atrás

Nota Paraná sorteia R$ 1 milhão nesta quinta (08), além de 8 mil novos prêmios; confira

Com os novos prêmios a partir desta edição, o programa passa a entregar R$ 2,8…

% dias atrás

Comércio de PG se prepara para o Dia das Mães com otimismo e união, afirma diretor da ACIPG

Neste ano, a ACIPG Mulher completa 40 anos e aproveita a ocasião para reforçar a…

% dias atrás

Castrenses podem dar sugestões em formulário on-line sobre o Plano Plurianual

A participação pelo site vai até dia 20 de junho e cada cidadão pode contribuir…

% dias atrás

Nova diretoria da ASCAMSUL toma posse em cerimônia oficial em PG

O evento acontecerá na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG)

% dias atrás