O Paraná é um dos estados com maior número de acidentes no país envolvendo silos, por que esses acidentes acontecem?
Os acidentes ocorrem em silos (denominado de trabalho em espaço confinado), porque há um desconhecimento dos perigos e riscos existentes por parte dos gestores das empresas, consequentemente isso afetará os trabalhadores, pois não recebem os treinamentos e orientações corretas para desenvolver em segurança os trabalhos nas atividades envolvendo silos. Os trabalhadores ficam expostos a riscos de soterramentos (engolfamento), deficiência de oxigênio devido à formação de gases oriundos da decomposição de produtos vegetais (grãos), riscos de explosões, etc. Outros acidentes que ocorrem nos silos verticais são operações incorretas desenvolvidas pelos trabalhadores na retirada do produto armazenado, ou seja, o trabalhador desconhece os perigos dessa retirada do produto do silo, retirando-o de forma incorreta, faz a retirada somente de uma lateral do armazém, gerando uma acúmulo do produto na porte posterior do silo. Isso possibilitará o rompimento na parede do armazém, podendo ocorrer o soterramento das pessoas que estão nas proximidade do silo. Para eliminar esse perigo o trabalhador deve receber treinamento operacional para retirar o produto de forma homogênea na parte central do silo. Podemos afirmar que nos acidentes envolvendo silos, um dos fatores é a falta de capacitação dos trabalhadores pelas empresas, armazenamento com produto fora do padrão de armazenagem (produto com umidade alta), podendo gerar os bolsões de ar no interior do produto.
Como as empresas devem lidar com esse tipo de problema? Quais os métodos de segurança que as empresas podem adotar?
As empresas devem adotar procedimentos de reconhecimento que o silo são enquadrado como espaço confinado, NR 33 – Segurança e Saúde em Espaço Confinado, levantando todos os riscos para todas as atividades nas operações envolvendo silos; realizando a capacitação dos trabalhadores por meio de treinamento teórico e prático, desde como realizar o armazenamento do produto, secagem correta, retirada das impurezas e o processo de retirada do produto dos silos. Além disso, é preciso realizar o processo de análise através de APR (Análise Preliminar de Riscos), Permissões de Trabalho em Espaço Confinado, exames médicos nos trabalhadores, uso corretos dos EPIs (equipamento de proteção individual), EPCs (equipamento de proteção coletiva), etc.
Para preservar a segurança do trabalhador e evitar a ocorrência de tais acidentes, é de suma importância que antes de iniciar um trabalho com o armazenamento de grãos, sejam ponderadas todas as medidas de segurança.
Tais medidas são regulamentadas pela norma regulamentadora 33, a NR-33. Essa NR estabelece os requisitos mínimos para o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes no espaço confinado – caso dos silos de armazenamento de grãos – de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
Entre as medidas de segurança mais comuns, podemos ressaltar:
Construção de armazéns ao ar livre, desde que em terrenos bastante planos e compactados, arejados, limpos e bem drenados;
Promover a limpeza e manutenção do local com frequência;
Investimento em sistemas de prevenção e proteção, nesse caso, da ventilação exaustora de silo;
Adoção de escadas e plataformas de acesso devidamente sinalizadas;
Uso obrigatório de EPIs, como máscaras para evitar a inalação de gases, cintos de segurança para evitar quedas e protetores contra ruídos;
Instalações elétricas a prova de explosões;
Utilizar aparelhos que indiquem o nível de gases voláteis suspensos no ar, reduzindo os riscos de explosão ou intoxicação.
Cabe ressaltar ainda a importância de instruir e capacitar toda a equipe de trabalho para que todos os trabalhadores saibam operar os equipamentos e prevenir acidentes, como também agir em todas as situações de risco.
Como vemos, muitas dessas medidas de segurança no armazenamento de grãos são de senso comum, mas quando colocadas em prática de forma eficaz e conjunta podem fazer uma grande diferença.
Como funciona um silo? Para que ele é usado?
Os silos são unidades de armazenamento de produtos a granel, ou seja, após processo de recebimento do produto na moega, limpeza de impureza nas peneiras, sistema de secagem do produto é destinado para o silo onde ficará armazenado até o seu destino final, que será exportação ou beneficiamento.
São usados exclusivamente para armazenagem de produtos de origem agrícola.
Os silos são unidades de armazenamento de produtos a granel, ou seja, após processo de recebimento do produto na moega, limpeza de impureza nas peneiras, sistema de secagem do produto é destinado para o silo onde ficará armazenado até o seu destino final, que será exportação ou beneficiamento.
São usados exclusivamente para armazenagem de produtos de origem agrícola.
Autores: José Aparecido Leal – Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho / Rafael Mansani – Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho.
Leia também: NR 4: do que se trata essa norma, o que diz a lei, onde se aplica e quais pontos se atentar!
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade