Os parlamentares eleitos em outubro tomaram posse na tarde desta quarta-feira (01), dando início ao ano legislativo em Brasília. Ao todo, 513 deputados e 27 novos senadores tomaram posse no Congresso Nacional.
E como de costume foi realizada logo após a cerimônia, a eleição do presidente do Senado e da Câmara de Deputados para o biênio de 2023 à 2025. Confira os detalhes dos dois pleitos:
Senado: a disputa do Senado Federal possuía 3 candidatos à presidência: Rodrigo Pacheco (PSD), tentando a reeleição; Rogério Marinho (PL) e Eduardo Girão (Podemos). Devido à polarização entre Pacheco e Marinho, Girão desistiu da candidatura, indicando apoio ao senador do PL.
As especulações apontavam que a disputa entre os dois candidatos seria apertada, com uma margem pequena de votos do vencedor, mas o resultado foi diferente do esperado: Rodrigo Pacheco foi reeleito com 49 votos contra 32 de Rogério Marinho, o que faz com que o senador do PSD continue no cargo por mais dois anos.
Câmara: Já na Câmara dos Deputados a reeleição de Arthur Lira (PP) foi mais tranquila. Apoiado por alas pró-Lula e pró-Bolsonaro, Lira estava como favorito contra Chico Alencar (PSOL) e Marcel Van Hattem (Novo).
O atual presidente da Câmara conquistou 464 votos, a maior da história da Câmara contra 21 de Chico e 19 de Van Hattem, permanecendo no cargo até 31 de janeiro de 2025.
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade