Imagem: TSE
Ser mesário é participar de forma ativa das eleições e contribuir para o fortalecimento da democracia do país. Quem quiser prestar esse importante serviço à sociedade pode se voluntariar para trabalhar nas eleições de 2024.
O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, e o segundo, ocorre no dia 27 do mesmo mês, se necessário. Qualquer eleitora ou eleitor maior de 18 anos e com a situação regular na Justiça Eleitoral pode ser mesário voluntário.
Vale lembrar que só é possível se candidatar a mesária ou mesário voluntário para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Após a inscrição, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, o cartório fará a convocação.
Candidatos, candidatas e respectivos cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos ou federações com função executiva; autoridades públicas; agentes policiais; ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo; pessoas pertencentes ao serviço eleitoral; e menores de 18 anos de idade não podem atuar como mesários.
Os treinamentos para os mesários – convocados ou voluntários – são realizados a cada eleição. Na carta de convocação, a pessoa receberá as instruções sobre a modalidade de treinamento (a distância ou presencial).
Nas últimas eleições gerais, o treinamento a distância ocorreu via Portal EaD ou pelo Aplicativo Mesário. No Canal do Mesário, também foi possível encontrar material de apoio para a realização dos trabalhos.
Com o serviço no dia da eleição, os mesários têm direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral.
Além das folgas, os dias trabalhados podem contar como horas complementares em cursos universitários, desde que a instituição seja conveniada com o TRE do seu estado.
Em caso de empate em concurso público, o trabalho como mesário pode contar como vantagem para o desempate, desde que esteja previsto no edital. Além disso, no dia da eleição, os mesários recebem auxílio-alimentação no valor de R$60.
De acordo com o Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, não há prazo final para inscrição de mesários.
Com informações da assessoria
Leia também: André Mendonça, ministro do STF, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná
Marco Antônio Taques, de 24 anos, faleceu em Ponta Grossa após lutar contra o câncer;…
Menino de três anos morre em Videira após ficar dez horas trancado em carro; Polícia…
Cavalcante Veículos reinaugura loja em Ponta Grossa com ambiente moderno, ampla oferta de seminovos certificados…
A Polícia prendeu duas mulheres por tráfico de drogas e uso de menor para transportar…
Edital do novo concurso da PF é publicado com 192 vagas administrativas. Inscrições abertas no…
Polícia Civil e GCM detêm suspeitos de roubar estudantes com facas no centro de Ponta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade