O Geomarketing, junção de ferramentas de geoprocessamento com conceitos de marketing, é uma das ferramentas mais poderosas para a inteligência de mercado e para as tomadas de decisões.
Nos dia atuais, em que o mercado está cada vez mais competitivo, saber informações sobre seus clientes é cada vez mais necessário, pois através de uma boa análise do comportamento do consumidor as empresas podem criar inovações, expandir seus negócios e identificar oportunidades antes de seus concorrentes.
E como conseguir essas informações? É aí que o Geomarketing entra em ação.
As aplicações desta ferramenta são inúmeras. Neste post vou apresentar a principal delas, “Onde abrir meu negócio?”.
Suponha que José está abrindo uma empresa chamada “JS” e inicia procurando várias assessorias (contábil, jurídica, marketing, financeira, recursos humanos, etc.). Após contratar todos esses serviços chega a hora de escolher a localização da sua empresa e aí se depara com as seguintes situações: “Onde?”; “Acho que este ponto é bom!”; “Aqui tem bastante movimento de pessoas“.
Este dilema afeta inúmeros empreendedores que sonham com seus negócios.
Obviamente, existem pontos que são ótimos sem precisar de um estudo, mas com o Geomarketing pode-se identificar outros locais (áreas) em que a escolha é mais assertiva de acordo com o público-alvo da empresa.
É importante destacar que uma localização pode ser boa e ruim ao mesmo tempo e isto vai depender do tipo de negócio e da estratégia da empresa. Nada adianta eu abrir um restaurante gourmet em um ponto que os moradores possuem uma renda mais baixa, com certeza este ponto não será bom. Porém, neste mesmo ponto um restaurante pode ser ótimo se a estratégia do restaurante focar em preços mais baixos.
Você pode estar pensando “Mas esta questão de renda é meio óbvia”. Concordo com você, mas a renda é apenas uma das variáveis. Se nos aprofundarmos um pouco mais vamos ter as seguintes questões: “Vou atender pessoas mais jovens ou mais idosas?”, “Será que vou precisar ter um espaço kids?”, “Escolho um ponto próximo aos meus concorrentes ou uma localização mais distante e isolada?”.
A importância do Geomarketing é imensa quando se pensa em localização. O risco de perder um grande investimento porque “acha que o ponto é bom” é muito alto. Esta inteligência, que era restrita as grandes empresas, está cada vez mais acessível aos pequenos e médios empresários. Por isso não perca tempo e saia na frente de seus concorrentes e faça um estudo de mercado para sua empresa.
Até a próxima!
Fé, arte e solidariedade continuam transformando a Sexta-Feira Santa em um grande ato de amor…
Homem de 27 anos é preso por fraude eletrônica em Ponta Grossa, desviando R$ 170.000…
Julio Cesar Bonfim, de 39 anos, estava desaparecido desde quinta-feira (17). Corpo foi localizado nas…
A Dupla de Páscoa da Mega-Sena tem prêmio de R$ 50 milhões, o maior até…
Segundo informações colhidas no local, homem estava apenas de cueca e com uma bíblia na…
Homem de Irati foi vítima de golpe em oferta de emprego. Ele pagou por teste…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade