O Geomarketing, junção de ferramentas de geoprocessamento com conceitos de marketing, é uma das ferramentas mais poderosas para a inteligência de mercado e para as tomadas de decisões.
Nos dia atuais, em que o mercado está cada vez mais competitivo, saber informações sobre seus clientes é cada vez mais necessário, pois através de uma boa análise do comportamento do consumidor as empresas podem criar inovações, expandir seus negócios e identificar oportunidades antes de seus concorrentes.
E como conseguir essas informações? É aí que o Geomarketing entra em ação.
As aplicações desta ferramenta são inúmeras. Neste post vou apresentar a principal delas, “Onde abrir meu negócio?”.
Suponha que José está abrindo uma empresa chamada “JS” e inicia procurando várias assessorias (contábil, jurídica, marketing, financeira, recursos humanos, etc.). Após contratar todos esses serviços chega a hora de escolher a localização da sua empresa e aí se depara com as seguintes situações: “Onde?”; “Acho que este ponto é bom!”; “Aqui tem bastante movimento de pessoas“.
Este dilema afeta inúmeros empreendedores que sonham com seus negócios.
Obviamente, existem pontos que são ótimos sem precisar de um estudo, mas com o Geomarketing pode-se identificar outros locais (áreas) em que a escolha é mais assertiva de acordo com o público-alvo da empresa.
É importante destacar que uma localização pode ser boa e ruim ao mesmo tempo e isto vai depender do tipo de negócio e da estratégia da empresa. Nada adianta eu abrir um restaurante gourmet em um ponto que os moradores possuem uma renda mais baixa, com certeza este ponto não será bom. Porém, neste mesmo ponto um restaurante pode ser ótimo se a estratégia do restaurante focar em preços mais baixos.
Você pode estar pensando “Mas esta questão de renda é meio óbvia”. Concordo com você, mas a renda é apenas uma das variáveis. Se nos aprofundarmos um pouco mais vamos ter as seguintes questões: “Vou atender pessoas mais jovens ou mais idosas?”, “Será que vou precisar ter um espaço kids?”, “Escolho um ponto próximo aos meus concorrentes ou uma localização mais distante e isolada?”.
A importância do Geomarketing é imensa quando se pensa em localização. O risco de perder um grande investimento porque “acha que o ponto é bom” é muito alto. Esta inteligência, que era restrita as grandes empresas, está cada vez mais acessível aos pequenos e médios empresários. Por isso não perca tempo e saia na frente de seus concorrentes e faça um estudo de mercado para sua empresa.
Até a próxima!
Cerimônia de entrega do diploma de menção honrosa foi realizada nesta quinta-feira (21) e contou…
Série histórica aponta crescimento de exames, consultas e prestadores de serviços do Consórcio Intermunicipal de…
Em conversa com o portal BNT, Aliel destaca que a proposta estipula dois tipos de…
A ação foi voltada para profissionais que realizam atendimento a vítimas de violência nos municípios…
Os atletas participantes dos Jogos Oficiais serão avaliados por uma comissão interna da Secretaria de…
Para garantir toda a edificação das 499 residências, foram investidos cerca de R$90 milhões
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade