A SMB Gestão em Saúde, responsável pelo Consórcio Intermunicipal do SAMU, se posicionou sobre a demora de atendimento no caso de Moacir Ferreira, motorista da Coca-Cola que veio a óbito em Ponta Grossa, na última sexta-feira (27). Os moradores alegaram que as ambulâncias demoraram 50 minutos para chegar no local.
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Em nota, a SMB Gestão em Saúde afirma que, às 13h06, o SAMU foi acionado pela primeira vez com relato inicial de que Moacir estaria sofrendo crise convulsiva, mas consciente e respirando. “O médico, de imediato, solicitou atendimento por uma unidade de suporte básico, porém nesse momento, todas as viaturas se encontravam em outros atendimentos, justificados via sistema.”
A empresa detalha que às 13h25, uma nova ligação avisou sobre a maior gravidade do estado de Moacir Ferreira. “O solicitante informa alterações no quadro do paciente, levando o médico regulador a enviar recurso, agora disponível em prioridade máxima […] chegando ao local às 13h41, momento em que a equipe médica identifica a parada cardiorespiratória, iniciando protocolos de ressuscitação, infelizmente sem sucesso”, diz a nota.
Por fim, a SMB alega que Ponta Grossa possui número adequado de ambulâncias para fazer os deslocamentos e atender os pacientes. Mas que, mesmo com número suficiente, “há horário de pico no número de atendimentos, gerando períodos de espera prolongados”, finaliza a nota.
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