Categorias: Política

Sancionadas leis que estimulam a criação do Porco Moura no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou dois projetos de leis do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) para valorizar e estimular a criação de porcos crioulos no Paraná, em especial a raça Porco Moura.

Uma das proposições de Romanelli, que reconhece o Porco Moura como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Paraná, foi convertida na lei 22.297/24. O outro projeto, transformado na lei 22.193/24, institui a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, que entra no Calendário Oficial de Eventos do Estado e passa a ser comemorada na terceira semana de maio.

Romanelli explica que a elaboração das duas legislações contou com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG), além de produtores, da Associação de Criadores do Porco Moura do Paraná, de órgãos que compõem o sistema estadual de agricultura (SEAB, IDR-PR, ADAPAR), Defensoria Pública do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura, além de entidades que representam o setor privado.

Resgate e estímulo

“Estas sãos as primeiras leis para resgatar de forma estruturada a produção de porcos crioulos no Paraná, que é uma opção de renda para a agricultura familiar”, afirma Romanelli. “Houve um amplo debate sobre a importância de termos uma legislação que contribua para preservar a pureza genética do Porco Moura e, ao mesmo tempo, que estimule a sua produção comercial, com os devidos cuidados sanitários”, afirma Romanelli.

O Porco Moura foi introduzido no Brasil em meados de 1500, a partir das reduções Jesuítas instaladas no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma raça criada ao ar livre, sem confinamento. Com peso adulto de até 300 quilos, é uma das maiores raças em tamanho no Brasil e sua carne tem características marcantes que atraem cada vez mais o interesse de chefs de cozinha e açougues gourmets.

Atualmente, há rebanhos do Porco Moura em ao menos 21 cidades paranaense, principalmente no Sul, Sudoeste, Campos Gerais, Centro e Região Metropolitana de Curitiba. “As leis que agora foram sancionadas funcionam como um estímulo à criação da espécie, que tem uma carne totalmente diferenciada em relação ao suíno industrial”, observa Romanelli.

Leia também  Audiência Pública debate crueldade contra animais na ALEP

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mãe encontra filho jogado em quadra de escola em PG; Suspeita de meningite

A criança foi encontrada desamparada na quadra da escola, com febre e dor de cabeça.…

% dias atrás

Vice-prefeito de Castro articula mais de R$ 2,5 milhões em recursos durante visita a Brasília

O ponto alto da visita, no entanto, foi o encontro com o senador Flávio Arns,…

% dias atrás

Castrense Lucas Rugiski vai disputar a elite do handebol nacional

Atleta foi contratado pelo São Carlos Handebol e disputará maiores competições da modalidade no país

% dias atrás

Jaguariaíva terá primeiro posto de abastecimento para veículos elétricos

Prefeito de Jaguariaíva destaca que a empresa está trazendo uma grande inovação para o município.…

% dias atrás

CPI da Sanepar aponta falhas graves: multa de R$ 12,5 milhões é recomendada

Além disso, a comissão propõe a criação de uma emenda à Lei Orgânica do Município,…

% dias atrás

Tibagi será sede de seminário regional sobre mudanças climáticas com participação de Átila Iamarino

As inscrições para o seminário ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio dos…

% dias atrás