Categorias: Política

Sancionadas leis que estimulam a criação do Porco Moura no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou dois projetos de leis do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) para valorizar e estimular a criação de porcos crioulos no Paraná, em especial a raça Porco Moura.

Uma das proposições de Romanelli, que reconhece o Porco Moura como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Paraná, foi convertida na lei 22.297/24. O outro projeto, transformado na lei 22.193/24, institui a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, que entra no Calendário Oficial de Eventos do Estado e passa a ser comemorada na terceira semana de maio.

Romanelli explica que a elaboração das duas legislações contou com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG), além de produtores, da Associação de Criadores do Porco Moura do Paraná, de órgãos que compõem o sistema estadual de agricultura (SEAB, IDR-PR, ADAPAR), Defensoria Pública do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura, além de entidades que representam o setor privado.

Resgate e estímulo

“Estas sãos as primeiras leis para resgatar de forma estruturada a produção de porcos crioulos no Paraná, que é uma opção de renda para a agricultura familiar”, afirma Romanelli. “Houve um amplo debate sobre a importância de termos uma legislação que contribua para preservar a pureza genética do Porco Moura e, ao mesmo tempo, que estimule a sua produção comercial, com os devidos cuidados sanitários”, afirma Romanelli.

O Porco Moura foi introduzido no Brasil em meados de 1500, a partir das reduções Jesuítas instaladas no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma raça criada ao ar livre, sem confinamento. Com peso adulto de até 300 quilos, é uma das maiores raças em tamanho no Brasil e sua carne tem características marcantes que atraem cada vez mais o interesse de chefs de cozinha e açougues gourmets.

Atualmente, há rebanhos do Porco Moura em ao menos 21 cidades paranaense, principalmente no Sul, Sudoeste, Campos Gerais, Centro e Região Metropolitana de Curitiba. “As leis que agora foram sancionadas funcionam como um estímulo à criação da espécie, que tem uma carne totalmente diferenciada em relação ao suíno industrial”, observa Romanelli.

Leia também  Audiência Pública debate crueldade contra animais na ALEP

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Moradores de Residencial em PG reclamam de casas entregues em menos de um mês

Moradores do local reclamam que as residências apresentaram problemas de infiltração com a chegada das…

% dias atrás

Prefeitura reabre UBS Antônio Saliba após três anos fechada

Nova Unidade de Saúde é inaugurada no Parque dos Sabiás com foco em atendimento ampliado…

% dias atrás

11 de dezembro: Dia do Engenheiro

A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções.

% dias atrás

PF indicia mais três investigados no inquérito do golpe de Estado

Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno já foram indiciados

% dias atrás

Clientes de autoescola de PG denunciam que estão sendo lesados

Autoescola estaria atrasando o término das aulas teóricas e práticas dos alunos. Alguns estariam desde…

% dias atrás

Dayane Sovinski, prefeita de Imbaú, fala sobre conquistas e planos para desenvolvimento do município

Ela pontua que já há avanços conquistados em áreas como pavimentação, habitação e infraestrutura, como…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade