A Câmara Municipal de Itararé enviou nesta quinta-feira (9), um ofício à Santa Casa de Misericórdia solicitando esclarecimentos sobre um incidente ocorrido no dia 7 de janeiro, relacionado ao uso das salas do necrotério da instituição. O caso, que ganhou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa, gerou comoção e indignação entre os moradores da cidade.
Segundo relatos e vídeos amplamente compartilhados, a família de uma criança de dois anos, que realizou o velório no local, precisou retirar o corpo durante a madrugada para transferi-lo para a capela municipal. Isso teria acontecido para atender a uma reserva feita pela família de um parente do ex-prefeito de Itararé, Heliton do Valle. Apesar disso, o ofício aponta que a sala inicialmente ocupada pela criança fica fechada durante todo o dia, enquanto o velório do outro familiar acontecia em outra sala.
O ofício nº 6/2025, assinado em nome de todos os vereadores, exige explicação formal da Santa Casa no prazo impreterível de cinco dias. A Câmara destacou que, como instituição subsidiada com recursos públicos, a Santa Casa tem o dever de zelar pela transparência e de prestar serviços de qualidade.
A ausência de respostas ou a entrega de informações incompletas poderá levar à instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o caso, conforme indicado pelos parlamentares. “O episódio explicativo foi elaborado, considerando o impacto social e o dever da instituição de atender a comunidade com dignidade”, reforça.
A Câmara Municipal informou que continuará acompanhando o caso até o fechamento e reafirmou o compromisso de prestar esclarecimentos à comunidade sobre o andamento das apurações. A expectativa agora é aguardar a manifestação oficial da Santa Casa, que deverá esclarecer os motivos que levaram à retirada do corpo da criança durante um momento tão delicado para a família.
Leia também: Investigação sobre a morte de bebê no Paraná envolve metapneumovírus
Teste deverá ser feito nas redes pública e privada de saúde
Brazil Chess Series 2025 reúne 340 jogadores de 19 países em Florianópolis, com R$ 70…
A SESA investiga a morte de uma criança no Paraná, suspeita de metapneumovírus, e reforça…
Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social
Colisão entre carro e moto na Av. Carlos Cavalcanti deixa motociclista ferido. Homem, 51 anos,…
PCPR prende homem em Irati por contrabando e descaminho; apreensão inclui mercadorias prejudiciais avaliadas em…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade