A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa comemorou, na quinta-feira (08), 110 anos de existência. No evento de comemoração, a direção do hospital lançou a campanha “Juntos pela Vida”, visando a arrecadação de recursos através de sorteios de veículos e outros produtos.
A Santa Casa atende diariamente cerca de mil pessoas, não só de Ponta Grossa. “Atendemos 28 municípios”, informa o neurocirurgião Rogério Clemente, diretor técnico do hospital. Ele explica que a Santa Casa é um hospital privado, mas filantrópico; ou seja, não visa lucros.
A Santa Casa opera em vermelho, pois 84% dos leitos são voltados ao acolhimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “A tabela é defasada, há quesitos que não são reajustados há 20 anos. Operamos com déficit”.
Clemente, entretanto, destaca que há apoio através de emendas de parlamentares, doações e de recursos deduzidos do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. “O dinheiro que devem para o ‘leão’, em partes, fica aqui”.
A casa de saúde possui 400 médicos e mais mil funcionários em diversas funções.
Sorteio de trator
A Santa Casa recebeu como doação um trator da empresa MacPonta, avaliado em R$ 180 mil. Dois mil bilhetes estão sendo oferecidos à comunidade no valor de R$ 1 mil cada. Além desse trator, há no rol de prêmios motocicleta e outros itens. Não é por se tratar de um veículo agrícola que o público alvo seja apenas desse segmento. Pode-se adquirir o cupom e concorrer; em caso de boa sorte, vender o trator, comenta Rogério Clemente.
O trator, John Deerer, será sorteado em maio/2022; antes, no mês de abril, uma moto Honda Bros. Assim como os demais sorteios, esses ocorrerão, sempre, no último sábado de cada mês, com exceção de dezembro corrente, porque coincide com a véspera de Natal. A programação se altera para 04 de janeiro.
Interação
“A Santa Casa sempre foi discreta. Não expondo o seu trabalho. As pessoas não conhecem o que faz e por que passa o hospital, mas há mudança, com a Santa Casa passando a interagir com a população”.
Clemente cita programações que já aconteceram, como jantares, desfile de moda com as pacientes no papel de modelos.
Apresentações
Um exemplo de levar a casa de saúde mais próxima da população foi demonstrado ainda nessa quinta-feira, com apresentação pública da Banda Marcial do Colégio Sagrada Família, dos corais da APADEVI, UEPG e do cantor Flávio Fanuchi em frente ao seu prédio.
O tráfego de veículos foi vedado entre os cruzamentos da Francisco Búrzio (localização da Santa Casa) com as ruas Cel. Bettencourt e Cel. Dulcídio. Cadeiras foram postadas para que populares assistissem às performances dos artistas.
Fundação
Localizada na Rua Dr. Francisco Burzio, 774, tem suas características de estilo eclético. Em julho de 1907, houve o lançamento da construção do hospital, a obra foi inaugurada cinco anos depois, ocorrendo no dia 08 de dezembro de 1912 a oficial inauguração do Hospital de Caridade. Em janeiro de 1919, passou a se chamar Santa Casa De Misericórdia de Ponta Grossa, sendo a mesma a segunda mais antiga do Paraná, foi tombada em 2001.
No ano de 1901, durante a gestão do Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, ocorreu a ideia da construção de um hospital para atender a sociedade de Ponta Grossa e região, que demandava de atendimento médico.
Através da Lei Municipal n° 70, de 04 de setembro de 1901, houve a concessão de um terreno no perímetro urbano destinado á construção do prédio e de dependências da Santa Casa de Misericórdia. Já em 1907, foi firmado um compromisso de doação de um terreno de que trata outra Lei Municipal, n° 150, de 23 de julho de 1906, para a construção de uma Casa de Misericórdia na cidade.
Em julho de 1907, houve o lançamento da pedra fundamental e início da construção do hospital, obra está que foi inaugurada cinco anos depois, ocorrendo no dia 08 de dezembro de 1912 a solenidade oficial de inauguração do Hospital de Caridade, (que teve a presença do Presidente do Estado”, Dr. Carlos Cavalcanti e do Bispo Diocesano D. João Braga) que posteriormente – em Janeiro de 1919 – passou a se chamar Santa Casa de Misericórdia de ponta Grossa, sendo a mesma a segunda mais antiga do Estado do Paraná.
O Hospital entrou em funcionamento em janeiro de 1913, configurando-se como uma entidade beneficente sem fins lucrativos, destinada a prestar assistência médico-hospitalar á população (Fonte: Prefeitura Municipal).
Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…
Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…
O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…
Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…
Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…
No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade