A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) têm como prioridade o atendimento a casos de emergência e urgência médica. De acordo com a presidente da FMS, Priscila Degraf, a procura pelas UPAs, principalmente para o atendimento de casos suspeitos de dengue, teve grande aumento nesta segunda-feira (1º), motivo que levou a FMS a reforçar a orientação para que a população só procure a UPA em casos que sejam urgentes.
“Quando um paciente procura atendimento na UPA, sem que o caso se caracterize como uma emergência, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando o atendimento a outros pacientes. Por isso, estamos solicitando à população que, em casos que não sejam de emergência, inclusive suspeita de dengue, procure uma unidade do bairro ou uma das Unidades Sentinelas, que ficam ao lado dos terminais de Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas. Com a alta procura, corremos o risco de ficarmos sem capacidade operacional para atender tantas pessoas em um único dia”, ressaltou a presidente da FMS, Priscila Degraf.
Segundo Priscila, a capacidade operacional da UPA Santa Paula é de 338 pacientes por dia. Porém, nesta segunda-feira (1°), até pouco antes das 17 horas já haviam sido atendidas 427 pessoas. “Estamos orientando as pessoas, principalmente as que apresentam sintomas leves, a não procurarem a UPA neste momento. O mais adequado é ir até uma das Unidades de Saúde de referência”, afirmou.
A presidente da FMS explica ainda que as Unidades Sentinelas, localizadas ao lado dos terminais de Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia contam, cada uma, com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e residentes.
“Nestas unidades é possível fazer o exame de dengue de forma imediata, com diagnóstico em algumas horas. Em caso de suspeita de dengue ou para tirar alguma dúvida, a população pode ligar também no Call Center através do telefone (42) 2102-8000“, lembra.
As Unidades Sentinelas foram criadas pela Prefeitura para atender a população dando prioridade aos casos suspeitos de dengue. Elas estão instaladas em locais estratégicos, próximo aos terminais de transporte coletivo, nas unidades Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas).
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade