Categorias: Ponta Grossa

Saúde de PG reforça que UPAs são destinadas para atendimentos de emergência

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) têm como prioridade o atendimento a casos de emergência e urgência médica. De acordo com a presidente da FMS, Priscila Degraf, a procura pelas UPAs, principalmente para o atendimento de casos suspeitos de dengue, teve grande aumento nesta segunda-feira (1º), motivo que levou a FMS a reforçar a orientação para que a população só procure a UPA em casos que sejam urgentes.

“Quando um paciente procura atendimento na UPA, sem que o caso se caracterize como uma emergência, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando o atendimento a outros pacientes. Por isso, estamos solicitando à população que, em casos que não sejam de emergência, inclusive suspeita de dengue, procure uma unidade do bairro ou uma das Unidades Sentinelas, que ficam ao lado dos terminais de Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas. Com a alta procura, corremos o risco de ficarmos sem capacidade operacional para atender tantas pessoas em um único dia”, ressaltou a presidente da FMS, Priscila Degraf.

Segundo Priscila, a capacidade operacional da UPA Santa Paula é de 338 pacientes por dia. Porém, nesta segunda-feira (1°), até pouco antes das 17 horas já haviam sido atendidas 427 pessoas. “Estamos orientando as pessoas, principalmente as que apresentam sintomas leves, a não procurarem a UPA neste momento. O mais adequado é ir até uma das Unidades de Saúde de referência”, afirmou.

Unidades Sentinelas

A presidente da FMS explica ainda que as Unidades Sentinelas, localizadas ao lado dos terminais de Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia contam, cada uma, com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e residentes.

Nestas unidades é possível fazer o exame de dengue de forma imediata, com diagnóstico em algumas horas. Em caso de suspeita de dengue ou para tirar alguma dúvida, a população pode ligar também no Call Center através do telefone (42) 2102-8000“, lembra.

As Unidades Sentinelas foram criadas pela Prefeitura para atender a população dando prioridade aos casos suspeitos de dengue. Elas estão instaladas em locais estratégicos, próximo aos terminais de transporte coletivo, nas unidades Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas).

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

Para quem deseja fazer parte desse privilegiado grupo de idosos com qualidade de vida, o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade