Categorias: Agronegócio

Sebrae PR e Prefeitura de Arapoti investem em adesão ao Susaf-PR para valorização da produção local

O Sebrae/PR e a Prefeitura de Arapoti estão trabalhando em conjunto para que o município possa aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR).

Com isso, o Município poderá credenciar agroindústrias que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para que comercializem seus produtos em todo o território paranaense. Arapoti é considerado, conforme dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o maior produtor de mel do Brasil, com 991,7 toneladas, e aproximadamente 150 apicultores. A cidade é também é destaque na produção de leite.

Leia também: Produtores do Paraná também poderão renegociar dívidas do crédito rural

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, será elaborado um plano de trabalho para o município com foco na implantação do Susaf-PR. Para isso, o Sebrae/PR e as secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de Agricultura, e da Vigilância Sanitária estiveram reunidos, na última semana, para a troca de informações que vão ajudar a traçar um diagnóstico da situação atual.

“Estamos apoiando com suporte técnico para a elaboração do plano de trabalho. O objetivo é que os produtores de mel, de leite e seus derivados, embutidos, entre outros, de Arapoti, maioria deles da agricultura familiar, possam, futuramente, ampliar mercado e ter seus produtos valorizados no Estado como um todo”, explica a consultora.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Arapoti, Sandra Soares de Carvalho Miller, diz que é importante o envolvimento e a conscientização dos produtores no processo que, segundo ela, vai movimentar a economia do município. “Esperamos que essa adesão traga resultados significativos para os produtores, com aumento de ganho e novas áreas de atuação, e para Arapoti, com o desenvolvimento econômico”, frisa.

Para a empresária Gezina Willemina Krikke, sócia-proprietária da Queijaria Cornelia, que tem queijos já premiados em concursos, caso a adesão ao Susaf seja efetivada será um avanço importante, tendo em vista que, hoje, a empresa só vende em Arapoti e em feiras.

“Temos queijos premiados e conhecidos em todo o Brasil, mas nossa comercialização se restringe a Arapoti. Estamos nessa luta para ter o Susaf há um tempo e esperamos que isso aconteça de fato”, comenta.

O selo

O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo Susaf pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também deve ser contratado profissional habilitado para a industrialização e a conservação dos produtos.

Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Vítimas fatais em grave acidente na BR-373 eram tio e sobrinho que bateram frontalmente

Ambos os caminhões envolvidos no acidente eram da cidade de Mallet e realizavam transporte de…

% dias atrás

PL que propõe auxílio-alimentação de R$ 1.250 a vereadores gera polêmica em Jaguariaíva

A proposta prevê concessão de auxílio-alimentação mensal no valor de R$ 1.250,00 para cada vereador.…

% dias atrás

Você sabe o que tem no seu seguro de automóvel?

Entenda por que escolher o seguro certo pode proteger seu bolso e evitar dores de…

% dias atrás

Vereadores dão início ao ‘Câmara nos Bairros’ neste domingo (25); veja onde vai ser

Projeto idealizado por Julio Küller aproxima o Legislativo da comunidade com sessões nos bairros. O…

% dias atrás

MEC implementa proibição de cursos online em graduações críticas

A rápida expansão descontrolada dos cursos EAD entre 2012 e 2022 levou à necessidade dessa…

% dias atrás

Colisão foi frontal na BR-373: PRF indica a possibilidade de ter óbitos no local

As equipes seguem em atendimento no local do acidente. Segundo a PRF, há possibilidade de…

% dias atrás