Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Com a chegada da primavera, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná emitiu orientações para a população sobre os cuidados com alergias sazonais. Sintomas como coceira, obstrução nasal, espirros e coriza são comuns nesta estação, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como asma e rinite. A exposição ao pólen e o desabrochar das flores agravam esses sintomas, além de fatores como umidade excessiva e clima seco.
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná oferece atendimento para alergias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em casos mais graves, o paciente pode ser encaminhado para especialistas, como alergologistas e pneumologistas. Em 2024, o Paraná já registrou 56.065 atendimentos por alergias, um aumento em relação ao mesmo período de 2023.
Acácia Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, recomenda medidas simples para minimizar os sintomas, como manter a casa limpa, evitar poeira e ácaros, usar sabão neutro, garantir hidratação adequada e arejar os ambientes. Ela também ressalta a importância do diagnóstico correto e acompanhamento médico para o controle das crises alérgicas.
As orientações destacam que a prevenção é essencial, e pessoas com histórico de alergias devem tomar cuidados especiais para evitar crises graves durante a primavera.
Leia também: Nicolas, 4 anos, precisa de cirurgia urgente e enfrenta longa espera no SUS em PG
Judô agita Ponta Grossa com recorde de inscritos no Torneio Regional-Sul e Circuito Paranaense neste…
Motociclista é ferido após colisão com Nivus em Ponta Grossa; vítima teve suspeita de fratura…
Motorista capota carro na BR-376 em Ponta Grossa e é levado à UPA Santana com…
PCPR recupera Ford Fusion roubado após golpe com PIX falso e ameaça em Piraí do…
Evento contará com a presença de autoridades dos Campos Gerais e destaca acordos em saúde…
Motoclube de Ponta Grossa realiza uma costelada para arrecadar recursos, enquanto um salão de beleza…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade