Categorias: Esportes

Semana Municipal da Capoeira em PG acontece em abril com oficinas, rodas e palestras

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, entre os dias 1º e 7 de abril, a Semana Municipal da Capoeira. Durante os sete dias, haverá uma série de atividades, como rodas de capoeira, oficinas e palestras em diversos pontos da cidade. Os eventos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. A abertura oficial está marcada para as 19h de segunda-feira (dia primeiro), no Lago de Olarias.

O objetivo da Semana é promover a capoeira no município. Durante todos os dias, serão oferecidas oficinas aos capoeiristas e também para o público em geral. Uma das organizadoras do evento, Ester Schwebel, explica que estão previstas apresentações e rodas de capoeira, mas também oficinas de outras culturas populares que caminham junto com essa arte, como o samba de roda, jongo e maculelê.

Leia também: Basquete Feminino Sub-14 da LDPG estreia com vitória avassaladora na Taça Paraná

Embora a abertura oficial seja às 19 horas, durante o dia de segunda-feira já iniciam as atividades da ‘Vivência da Capoeira’, oficinas que serão realizadas em escolas municipais da cidade até sexta-feira. Na terça-feira, além dessa atividade, será realizada a ‘Vivência da Capoeira’ na comunidade quilombola do Sutil.

Na quarta-feira e na quinta-feira, a partir das 19 horas, acontece a oficina ‘Brincapoeira – A arte de brincar com o corpo’, na Faculdade Santana e no Campus de Uvaranas da UEPG, respectivamente.

Na sexta-feira será realizada a oficina ‘Descomplicando o Berimbau’, no Núcleo Ouro Verde, a partir das 19 horas. Às 20h30 do mesmo dia acontece a palestra ’Metodologia e fundamentos da capoeira regional’.

Para o sábado estão previstas as atividades ‘Circuito motor voltado ao desenvolvimento aos movimentos da capoeira’, a partir das 9 horas; ‘Capoeira contemporânea’, às 10h30; ‘Movimentações, cânticos e fundamentos da Capoeira Angola’, Às 13h30; ‘Metodologia iniciante e avançado para crianças e adultos’, às 15 horas; ‘Base de Acrobacias e Saltos’, às 16h30. Todas essas atividades acontecem no Ginásio de Esportes “Zukão”. Às 19 horas, a programação do dia se encerra com uma apresentação de ‘Samba de roda’, no Centro de Criatividade.

A programação será concluída no domingo, dia 7, também no “Zukão”, com as seguintes atividades: ‘Jongo – Expressão da Cultura Popular Brasileira’, às 9 horas; ‘Capoeira Musicalidade – Ritmos de Matriz Africana e Roda de Conversa sobre cultura ancestral’, às 10h30; ‘Musicalidade e capoeira na educação infantil’, às 14 horas; ‘Maculelê, cultura popular’, às 15h30.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Faltando menos de 20 dias para o fim do prazo, Receita Federal alerta para entrega antecipada do Imposto de Renda

Caso o contribuinte perceba um erro após o envio da declaração, é possível fazer uma…

% dias atrás

Justiça nega remédio à criança com doença rara: ‘Sentença de morte’, diz mãe, que vende doces para pagar tratamento

Bernardo é reconhecido como o primeiro caso infantil de amiloidose hereditária no Brasil.

% dias atrás

Motorista sem CNH é preso fazendo manobras perigosas no Lago de Olarias

Ao ser abordado, o motorista desceu do carro com uma lata de cerveja na mão.…

% dias atrás

Prefeito de Arapoti disse que não há como realizar reajuste de 30% no salário base dos motoristas e operadores de máquinas

Greve iniciou na manhã desta segunda-feira. O salário base da categoria hoje é de R$…

% dias atrás

Homem furta motocicleta em Uvaranas; Vídeo mostra a ação

A Polícia Militar foi acionada e realizou patrulhamento na região, mas até o momento o…

% dias atrás

Casa do Artesão amplia atividades e atrai comunidade com oficinas gratuitas

A Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para o…

% dias atrás