A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, entre os dias 1º e 7 de abril, a Semana Municipal da Capoeira. Durante os sete dias, haverá uma série de atividades, como rodas de capoeira, oficinas e palestras em diversos pontos da cidade. Os eventos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. A abertura oficial está marcada para as 19h de segunda-feira (dia primeiro), no Lago de Olarias.
O objetivo da Semana é promover a capoeira no município. Durante todos os dias, serão oferecidas oficinas aos capoeiristas e também para o público em geral. Uma das organizadoras do evento, Ester Schwebel, explica que estão previstas apresentações e rodas de capoeira, mas também oficinas de outras culturas populares que caminham junto com essa arte, como o samba de roda, jongo e maculelê.
Leia também: Basquete Feminino Sub-14 da LDPG estreia com vitória avassaladora na Taça Paraná
Embora a abertura oficial seja às 19 horas, durante o dia de segunda-feira já iniciam as atividades da ‘Vivência da Capoeira’, oficinas que serão realizadas em escolas municipais da cidade até sexta-feira. Na terça-feira, além dessa atividade, será realizada a ‘Vivência da Capoeira’ na comunidade quilombola do Sutil.
Na quarta-feira e na quinta-feira, a partir das 19 horas, acontece a oficina ‘Brincapoeira – A arte de brincar com o corpo’, na Faculdade Santana e no Campus de Uvaranas da UEPG, respectivamente.
Na sexta-feira será realizada a oficina ‘Descomplicando o Berimbau’, no Núcleo Ouro Verde, a partir das 19 horas. Às 20h30 do mesmo dia acontece a palestra ’Metodologia e fundamentos da capoeira regional’.
Para o sábado estão previstas as atividades ‘Circuito motor voltado ao desenvolvimento aos movimentos da capoeira’, a partir das 9 horas; ‘Capoeira contemporânea’, às 10h30; ‘Movimentações, cânticos e fundamentos da Capoeira Angola’, Às 13h30; ‘Metodologia iniciante e avançado para crianças e adultos’, às 15 horas; ‘Base de Acrobacias e Saltos’, às 16h30. Todas essas atividades acontecem no Ginásio de Esportes “Zukão”. Às 19 horas, a programação do dia se encerra com uma apresentação de ‘Samba de roda’, no Centro de Criatividade.
A programação será concluída no domingo, dia 7, também no “Zukão”, com as seguintes atividades: ‘Jongo – Expressão da Cultura Popular Brasileira’, às 9 horas; ‘Capoeira Musicalidade – Ritmos de Matriz Africana e Roda de Conversa sobre cultura ancestral’, às 10h30; ‘Musicalidade e capoeira na educação infantil’, às 14 horas; ‘Maculelê, cultura popular’, às 15h30.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade