Categorias: Brasil

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, na noite desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio de todo o país.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, na semana passada, em votação terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o texto também teve rápida tramitação no Senado, indo direto para votação em plenário. Com a aprovação no Congresso, o projeto segue para sanção presidencial e poderá valer já para o ano letivo de 2025.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já possuem legislações que restringem uso de celular em escolas.

De acordo com o relator do PL no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), a medida não traz punições, mas “orienta uma política pública educacional”.

“Entre o início do período de aula até o final, o uso de celular está proibido, salvo questão de necessidade, como saúde. A regra é que o aluno deixe esse celular desligado, mutado, na sua mochila ou no estabelecimento que tiver espaço, e ele tenha concentração total na aula. É um projeto muito simples, ele quer resgatar a atenção do aluno, levar esse aluno a prestar atenção na aula”, argumentou o senador, durante a sessão de debates.

Apesar de ter obtido unanimidade entre os senadores, duas emendas chegaram a ser apresentadas. Uma delas, de autoria do senador Rogério Marinho (PL-RN), visava estabelecer a obrigatoriedade apenas no ensino infantil e fundamental, do 1º ao 9º ano, excluindo o ensino médio. O argumento do parlamentar era aplicar a política de forma gradual. A emenda acabou sendo rejeitada.

Uma outra emenda, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), chegou a ser apresentada, para obrigar a instalação de câmeras em salas de aula, mas, após os debates, o parlamentar retirou a proposta, para reapresentá-la na forma de um projeto de lei em separado.

Leia também: Alunos do Sagrada Família comemoram aprovação no Vestibular da UEPG

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Bnt News: Tonia Mansani fala sobre futuro inovador de Ponta Grossa

Tonia, uma das principais articuladoras do ecossistema inovador local, compartilhou os marcos históricos da Sala…

% dias atrás

Está aberta a votação popular do Troféu Agroleite 2025; confira

As categorias são: Genética, Saúde Animal, Bem- estar, Nutrição, Sementes, Ordenha, Refrigeração, Embalagens, Associação de…

% dias atrás

Homem que estuprou criança de 11 anos é preso próximo de escola em PG

De acordo com a GCM, os agentes realizavam patrulhamento de rotina quando foram abordados por…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa altera sentido de três ruas no bairro de Uvaranas

A alteração é parte de um conjunto de ações para melhorar a mobilidade urbana e…

% dias atrás

Prefeita Elizabeth se reúne com vereadores para discutir Plano Diretor de Ponta Grossa

Encontro no gabinete tratou de sugestões e emendas ao projeto

% dias atrás

Grave acidente envolve caminhão de Ponta Grossa na BR-277

Apesar da gravidade do impacto, a PRF informou que os motoristas dos três veículos sofreram…

% dias atrás