Uma nova oportunidade se abre para os estudantes da rede estadual de ensino no Paraná. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), oferecerá cursos técnicos gratuitos para os alunos do ensino médio. A iniciativa, formalizada em dezembro de 2023, visa proporcionar aos estudantes uma certificação profissional, juntamente com a conclusão do ensino médio regular.
Os cursos técnicos abrangerão diversas áreas e serão ministrados em todo o estado. Enquanto as aulas teóricas serão realizadas nas escolas da rede estadual, as aulas práticas acontecerão nos laboratórios do Senai. Além disso, os estudantes terão acesso a transporte gratuito fornecido pela instituição.
Leia também: Inscrições nos concursos de carnaval de Ponta Grossa terminam nesta quinta (1º)
No Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, ainda há vagas disponíveis para o curso de Manutenção Automotiva no Colégio Estadual José Elias da Rocha, localizado em Ponta Grossa. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro para efetuar a matrícula, com início das aulas marcado para o dia 05 de fevereiro de 2024.
Com duração de três anos, os cursos técnicos serão realizados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica dentro da carga horária da rede estadual.
“Essa parceria representa uma significativa extensão e ampliação das ofertas de ensino profissionalizante pelo Governo do Estado. Em todo o estado, ela complementará os 44 cursos já oferecidos pela rede estadual, que atualmente conta com mais de 77 mil alunos matriculados”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. Ele destaca que os professores da rede serão responsáveis por ministrar as aulas de formação geral básica e a parte teórica dos cursos técnicos.
O Senai Paraná contribuirá com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos, para enriquecer a experiência prática dos estudantes durante os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além disso, a instituição fornecerá alimentação aos estudantes durante os cursos. No total, somando as cargas horárias de ensino médio e curso técnico, serão oferecidas 3 mil horas/aula de formação.
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade