A Assembleia Geral do Sindicato dos Docentes e Técnicos da UEPG (SINTESPO), sindicato que representa docentes e técnicos da UEPG, realizada ontem (15), decidiu pela formação de um “comando de lutas” para mobilizar a categoria em torno das reivindicações do funcionalismo público que atua nas instituições de ensino superior do Paraná.
A principal cobrança é a data-base, ou seja, a reposição dos índices inflacionários nos salários de funcionárias(os) da ativa e aposentadas(os), ou então um reajuste salarial. Segundo os cálculos da assessoria econômica do Fórum das Entidades Sindicais (FES), a defasagem deve ultrapassar os 42% em maio deste ano.
Isso acontece porque o último reajuste integral da inflação ocorreu em 2016 e desde então nunca mais os governos do Estado do Paraná reajustaram os salários de acordo com os índices inflacionários.
Leia mais:
Hospitais da UEPG lançam protocolo de atendimento a vítimas de violência
Além disso, servidoras(es) sofrem com a precarização do trabalho na universidade pela falta de concursos públicos e política de terceirização de serviços, o que gera a deterioração do serviço público como um todo, política implementada por governos neoliberais como o de Ratinho Junior (PSD).
Pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG), o professor Paulo Mello salientou a necessidade da união da categoria e dos dois sindicatos para lutar. “Sintespo e Sinduepg tem seguido caminhos similares e a união de forças dos dois sindicatos é algo de valor diante do enfrentamento de um governo que não vê valor nas universidades públicas”, afirmou.
O comando de lutas vai intensificar a comunicação com servidoras(es), mobilizar para o enfrentamento à política de precarização colocada em prática pelo governo, procurar apoio político dentro da Assembleia Legislativa para as pautas do funcionalismo, e conscientizar a população sobre a necessidade da valorização do serviço público nas universidades.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade