Categorias: DestaquePonta Grossa

SESC premia alunos e escolas por combate à dengue em Ponta Grossa

O Serviço Social do Comércio (SESC) premiou nesta quarta (30) alunos e escolas pela participação no Programa ‘Aqui o mosquito não entra’, realizado pela entidade em parceria com as prefeituras da região. Na ação, alunos e comunidade são estimulados a fotografar, eliminar os focos do mosquito da dengue e registrar a ação em um aplicativo. Os participantes mais ativos recebem o reconhecimento do SESC.

Ponta Grossa foi a cidade da região que mais registrou eliminações de focos, seguida de Piraí do Sul e Sengés, entre 19 cidades da área de atuação do SESC Ponta Grossa. Também foi premiada a Escola Municipal José Bonifácio Guimarães Vilela, como 2º lugar na categoria Equipe e a aluna Marcela Fogaça, do 4º ano da Escola Municipal Adelaide Thomé Chamma, como 3º lugar na categoria Público em Geral.

Leia também: UEPG recebe autorização para abertura de dois novos cursos de doutorado

A prefeita Elizabeth Schmidt recebeu o troféu de cidade campeã na eliminação dos focos do mosquito – em 2022, Ponta Grossa foi a segunda colocada. Ela destacou a importância do apoio prestado pela entidade e pelas escolas.

“Embora nossos números em relação à dengue não sejam tão elevados, é de extrema relevância atuar de maneira preventiva. Ainda mais quando trabalhamos com as crianças, porque estamos também ajudando a desenvolver cada um deles. Os professores transformam os seus alunos e tudo fica melhor quando há um incentivo como este realizado pelo SESC, premiando quem merece”, comentou a prefeita.

Bruna Paulovski de Almeida, gerente executiva do SESC Ponta Grossa, conta que a parceria é fundamental para o sucesso do projeto. “Foi fundamental a parceria com as lideranças municipais, com destaque para a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, que incentivou as escolas a participar. De maneira lúdica, encarando como brincadeira, as crianças eliminaram vários focos do mosquito. Todos os municípios estiveram engajados contra o Aedes”, observou.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou o trabalho de professores e alunos. “Existem parcerias que funcionam de maneira muito eficiente junto ao nosso currículo, e o combate à dengue é uma delas. Nossos professores e alunos, uma vez incentivados pelas diferentes propostas, encaram com responsabilidade e oferecem grandes resultados para a comunidade”, afirma a secretária.

“Cãominhada cidadã”

A região central terá menos mosquitos nas próximas semanas, graças à “cãominhada” da aluna Marcela Fogaça, de seus pais e dos cães Sky (vira-latas), Kyra (labradora), Ted (fila brasileiro) e Luna (golden retriever). Isso porque, a cada passeio com os animais, a estudante registrava e neutralizava cerca de 30 focos do mosquito. “Foram quase 200. Toda vez que a gente saía para passear, eu levava uma sacola, tirava foto do foco do mosquito, depois guardava e tirava outra foto. Espero que todas as crianças que forem passear com os cachorros ou com a mãe, possam fazer isso. Vai ajudar muito a cidade de Ponta Grossa e o Paraná a ter menos mosquitos”, conta a aluna.

Ajuda da população

No dia a dia da Saúde, os agentes de combate a endemias atuam na neutralização de focos do mosquito Aedes Aegypti, em conjunto com a orientação dos agentes comunitários de saúde, para a extinção de todo possível reservatório que possa servir para a reprodução do incômodo inseto. Mesmo assim, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, entende a participação da população como essencial.

“Para nós da Fundação é muito importante esse suporte para a conscientização da população. E sempre, através das crianças e da educação, a gente vê que faz uma grande diferença. O combate à dengue está sempre em nosso radar e esta ação é um apoio para nossas equipes. A saúde não é feita somente pelos seus profissionais, mas passa também pela formação e conscientização da população, agindo imediatamente para controlar os possíveis focos”, enfatiza a presidente.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade