Na sexta-feira (8), a Prefeitura abre a temporada 2022 do Sexta às Seis, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural de Ponta Grossa. A banda convidada para o show de abertura é Destroyer Kiss. O show acontece no Parque Ambiental, próximo à Estação Arte, às 18 horas.
O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explica que o principal objetivo do evento é fomentar a cena da música alternativa, underground e do rock, embora para o edital deste ano tenha sido aberta a possibilidade de inscrição de bandas de outros estilos musicais. Depois de o evento ficar suspenso por mais de dois anos devido à pandemia, para a temporada deste ano, o Sexta às Seis volta com mudanças. “O evento dá a oportunidade para que as nossas bandas locais se apresentem em eventos oficiais, com toda a estrutura necessária, ajudando ainda para a formação de público. Além de buscarmos valorizar tanto as bandas com mais anos de existência quanto as mais novas, também dobramos o cachê que será pago na temporada deste ano, sendo um grande incentivo para a participação das bandas”, frisa.
Assim, o edital 2022 permite a participação de bandas com mais de cinco anos e menos de cinco anos de existência, devendo ter músicas autorais em seu repertório. Foram selecionadas 18 bandas, e cada uma receberá R$ 3,5 mil para se apresentar. “A expectativa é que o público participe em peso, já que o Sexta às Seis é um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade e seu retorno vinha sendo muito pedido”, completa Portugal. O calendário de apresentações segue até dezembro, e contará com apresentação de duas bandas cada dia, sempre no Parque Ambiental, e será divulgado nos próximos dias pela secretaria.
História
O primeiro Sexta às Seis foi realizado em 7 de abril de 1989, na Praça Barão do Rio Branco, em frente à Concha Acústica, com a participação da Banda Escola Lyra dos Campos e o Grupo Vocal ‘A Cigarra’. Criado pelo Departamento de Cultura, da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi idealizado por Fernando Durante (in memorian), na época diretor daquele departamento.
Inicialmente, o projeto abria espaço para diversas formas de manifestações culturais locais, incluindo teatro, dança, literatura, artes visuais e música. Com o decorrer do tempo, e como a demanda era maior para a área musical, visto que vários grupos buscavam este espaço para mostrar seu trabalho, o Sexta às Seis foi direcionado para apresentações de bandas locais, de todos os estilos musicais, firmando-se, mais tarde, com o estilo pop rock.
Em 1999, o projeto foi realizado no Calçadão da Cel. Cláudio, com apresentações mensais da Banda Escola Lyra dos Campos. Em outubro de 2005, o Sexta às Seis passou a integrar o projeto Geração München, que tinha por objetivo selecionar as bandas locais para apresentação durante a realização da München Fest, no palco alternativo.
Em 2012, o projeto foi transferido para o coreto do Complexo Ambiental, ao lado do Shopping Popular, e mais tarde, para a plataforma da Estação Saudade.
Destroyer Kiss
A banda que fará o lançamento da temporada 2022 do Sexta às Seis nasceu em 1984 e já realizou mais de 15 mil shows. Formada por entusiastas do grupo Kiss, a Destroyer Kiss toca ao vivo os antigos sucessos do Kiss, sem se esquecer da performance de palco e todo o aparato cênico característico dos shows de hard rock dos Estados Unidos. Os quatro integrantes vestem as fantasias e utilizam a mundialmente famosa maquiagem teatral.
—
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade