Siemaco Ponta Grossa inicia as assembleias de pauta da Campanha Salarial 2023
O Siemaco Ponta Grossa (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Serviços Terceirizados e Temporários em Geral) deu início às assembleias para definir com os trabalhadores a pauta da Campanha Salarial 2023.
A assembleia realizada no último domingo (09) pelo Siemaco em Ponta Grossa reuniu trabalhadores da base que abrange 41 cidades, Guarapuava, Irati, Telêmaco Borba, Tibagi, Castro, Palmeira e Carambeí. Pelo que foi deliberado em assembleia, a categoria definiu como as principais reivindicações:
– Aumento real nos salários;
– Aumento real nos tíquetes;
– Reposição do índice de inflação (INPC) do período de 01/02/2022 a 31/01/2023;
– Vale-gás
– Adicional de Assiduidade no percentual de 15% sobre a remuneração do trabalhador que não possuir faltas;
– Insalubridade e Periculosidade de 40% sobre sua remuneração;
– Adicional de Risco no valor de 10% do piso salarial recebido;
– Horas extras de 100% e de 200% para horas laboradas aos sábados e domingo;
– Intervalos de 15 minutos para lanche;
– Pagamento de vale-combustível, ou “vale-pedal” para trabalhadores que não utilizam o vale-transporte.
– Manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2022;
[RELACIONADAS]
Segundo a presidente do Siemaco Ponta Grossa, Maria Donizeti Teixeira Alves, os trabalhadores estão unidos para garantir a manutenção dos direitos já adquiridos em Convenção Coletiva de Trabalho e buscar novas melhorias para a categoria.
“Estamos juntos para garantir melhores condições de trabalho para todos. Novas reivindicações também podem ser apresentadas pelos trabalhadores e serão todas incluídas na pauta de reivindicações e levadas para a mesa de negociação”, destacou.
A Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Feaconspar) acompanha todos os encontros regionais. Em Ponta Grossa, a Federação foi representada pelo diretor João Gerônimo, que destacou a importância das assembleias e a busca de melhorias para os trabalhadores.
A assembleia teve também a participação da Presidente do Siemaco de Cascavel, Angela Maria de Oliveira Mereles; Izabel Aparecida de Oliveira, presidente Siemaco Londrina; Rogério Marcos Coutinho, presidente do Siemaco Maringá; Joana Paula de Souza, monitora da Facop e diretora do Siemaco Londrina que destacou a importância da qualificação profissional dos trabalhadores; Rafael Gerônimo diretor do Siemaco Curitiba; José Claudinei Gonçalves Pontes, presidente do Sindicon Curitiba e de Valdir Gonçalves, representando o Siemaco Francisco Beltrão.
Novas assembleias
Agora, serão realizadas novas assembleias dos trabalhadores para definir a pauta final de reivindicações que será apresentada à classe patronal. O cronograma dos encontros é o seguinte:
23/10 – Foz do Iguaçu e Região
13/11 – Cascavel e Região
26/11 – Francisco Beltrão e Região
04/12 – Londrina e Região
11/12 – Maringá e Região
18/12 – Curitiba e Região Metropolitana
Almoço e Show de Prêmios
Durante o tradicional almoço realizado em Ponta Grossa, os trabalhadores participaram do show de prêmios. Além dos 10 prêmios em dinheiro e das 60 cestas de alimentos, foram sorteados 25 prêmios representando os 25 anos do Siemaco Ponta Grossa-PR, entre eles smart tvs, notebooks, celulares, tablets, bicicletas e eletrodomésticos.
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região