A Prefeitura de Tibagi esclarece que na sexta-feira (6) a usina hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante e a Defesa Civil de Tibagi irão realizar o 2º simulado de evacuação no município. A primeira ação aconteceu em 2021 e faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, estabelecido através da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal nº 12.334/2010 alterado pela Lei Federal nº 14.066/2020).
O simulado irá acontecer em duas etapas: uma às 08h30 e outra às 15 horas. Com dois pontos de encontro, que ficam nas praças 18 de Março e próximo a rodoviária. De acordo com a UHE Tibagi Montante, apenas as pessoas que moram próximas ao Rio Tibagi, ou seja, a área de risco imediato na região logo abaixo da barragem, vão participar do simulado. Conhecidas como zonas de autossalvamento (ZAS).
Pessoas autorizadas pela empresa iram passar nas casas em áreas de risco durante a semana informando e convidando a população para participar da ação de segurança. Ao todo quatro sirenes de emergência foram instaladas em Tibagi próximas a áreas ribeirinhas, local de foco das ações visto que a população de outras regiões mais altas não são afetadas. As quais serão acionara e vão emitir um alerta sonoro e também terá sirenes moveis.
Todos devem parar imediatamente o que estão fazendo e reunir as pessoas que estiverem em sua propriedade e seguir pela rota de fuga sinalizada por placas. Leve apenas objetos pessoais de extrema importância e que caiba em uma sacola. Atenção especial com pessoas com dificuldade de mobilidade.
A equipe da usina e da Defesa Civil já realizaram esse levantamento para que não haja problemas durante o simulado. Por fim, siga pela rota de fuga, com calma e de forma segura, até o ponto de encontro mais próximo sinalizado por placas. Nos locais haverá ações para a população, com esclarecimento de dúvidas e kit lanche de agradecimento será entregue pela equipe da Tibagi Energia.
Leia também: Prefeito de Inácio Martins se posiciona sobre a prisão de médico que pediu maconha a paciente
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade