O Plano de Ação e Serviços (PAS) de 2023, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi aprovado pelo Conselho Municipal do Trabalho de Ponta Grossa. O plano foi divulgado em Diário Oficial (pág 8). O plano visa aumentar a participação do Sine nas admissões do mercado de trabalho formal, oferecendo ações e serviços de colocação profissional, orientação e encaminhamento para qualificação profissional.
O diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, Nilton Gomes, reforça que a função primordial do Sine é inserir o cidadão que procura um emprego, na melhor vaga existente para o perfil. “Nós estamos focando efetivamente na colocação do trabalhador dentro do mercado de trabalho. Quando chega um cidadão procurando emprego, a nossa meta é colocá-lo na vaga disponível e esse está sendo nosso plano de ação, que já vem acontecendo anteriormente, mas agora está sendo realizado com mais intensidade e eficácia”, diz.
Leia também: ACIPG debate melhorias no trânsito de Ponta Grossa
A cidade tem investido em seu sistema de atendimento, buscando melhorar a captação de vagas, a adequação do perfil das oportunidades e a eficiência nos encaminhamentos. Ainda segundo Nilton, todo o planejamento para inserir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho, é realizado em conjunto com o governo federal. “Hoje nós respondemos diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, com isso, nós temos algumas regras a serem seguidas, mas com o plano de ação e o planejamento que está sendo feito, o objetivo é o mesmo, colocar o trabalhador capacitado na melhor vaga possível”, destaca.
Ponta Grossa tem se destacado como uma das principais cidades paranaenses na abertura de empresas, impulsionando sua economia e fortalecendo o mercado de trabalho. Com um crescimento de 9% na indústria em 2021, a cidade enfrenta desafios relacionados à instabilidade nos insumos e à inflação.
Apesar disso, o município tem atraído investimentos e gerado empregos diretos e indiretos. A ampliação do atendimento digital e o comprometimento com o desenvolvimento da indústria e do mercado de trabalho são estratégias para impulsionar ainda mais o crescimento de Ponta Grossa.
Por fim, Gomes ressalta que uma boa qualificação profissional é o caminho para qualquer trabalhador que deseja uma vaga de trabalho com perspectiva de crescimento e bom salário. “O mercado fica com quem se qualifica, é a qualificação que coloca o trabalhador no mercado de trabalho, um profissional bem qualificado tem sim mais oportunidades de vagas. É importante entender que estudar é contínuo, as pessoas precisam estudar, façam o ensino fundamental e médio e não parem por aí, quanto mais estudo e qualificação, melhor para encontrar uma boa vaga de emprego”, finaliza.
Ponta Grossa, tem impulsionado sua indústria nos últimos anos, sendo responsável por 7,43% da produção da indústria de transformação brasileira. Dados mostram um crescimento significativo no valor adicionado pela indústria local, que saltou 77,8% de 2011 a 2019, totalizando R$ 5,76 bilhões. Além disso, a cidade registrou a abertura de 3.550 novos estabelecimentos em 2021, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Assista a entrevista completa com o diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa no vídeo abaixo:
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade