A experiência da rede municipal de ensino de Ponta Grossa está servindo de espelho para que outros municípios do Paraná possam desenvolver e aprimorar os seus sistemas de ensino, visando melhorar a aprendizagem dos alunos. Nesta semana, representantes dos municípios de Palmeira e Pitanga visitaram a cidade para conhecer detalhes da experiência ponta-grossense.
A secretária de Educação da cidade vizinha de Palmeira, Márcia Regina Pereira Ristow, conta que o município trabalha para a implantação de seu sistema próprio de ensino, processo realizado por Ponta Grossa no início dos anos 2000. “Viemos buscar conhecimento, porque quanto mais você busca conhecimento, menos você erra. E como é uma coisa nova para nós, estamos buscando parcerias, vendo como funciona, para que tenhamos uma direção, um caminho a seguir. Então viemos atrás dessa troca de experiências, a secretária Simone sempre se colocou à disposição e sempre fazemos trocas valiosas de experiências”, relata a gestora de Palmeira. “Então viemos ver como o sistema funciona na prática, para podermos implantar em nosso município”, complementa.
Leia também: Plano de cargos começa a valer em PG com aumento salarial de servidores
“É uma satisfação para a nossa gestão receber e compartilhar nossas experiências e nosso jeito de fazer com os gestores de outros municípios. Ponta Grossa acolhe calorosamente a todos e também busca, sempre, aprender com o sucesso de outras cidades”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.
Prefeito de Pitanga, região centro-oeste do Paraná, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa comanda um município de 34 mil habitantes e que possui atualmente 3,8 mil alunos, sendo 14% em tempo integral. Com o seu secretário de Administração, Glenn William Rodrigues Barbosa, ele visitou Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais para conhecer a organização e o funcionamento das unidades escolares em tempo integral. O gestor conheceu a experiência ponta-grossense durante uma exposição feita pela secretária Simone Pereira Neves em um evento no município de Apucarana.
“Vimos o projeto de Ponta Grossa em relação ao tempo integral e nos chamou a atenção a metodologia adotada e como vem sendo conduzida a evolução. Então procuramos entender como é feito esse programa de educação continuada, onde tem aulas de manhã e à tarde. Queríamos entender melhor, porque nosso município é quase todo em tempo parcial”, conta o prefeito. “Então viemos atrás de saber como é esta organização e como foi a implantação, as atividades, o programa English for Kids, a robótica, e como foi formado tudo isso, como foi montado o currículo”, comenta o gestor.
Para a secretária ponta-grossense, a experiência da cidade está consolidada e passa por aprimoramentos constantes. “Sabemos que os desafios da educação estão sempre em movimento e ter um sistema sólido é muito importante para cada município. Ficamos muito satisfeitos em poder compartilhar nossa experiência com o tempo integral, trocar informações e demonstrar que vale muito a pena acreditar na educação e em cada uma e cada um de nossos alunos”, comenta Simone.
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Serão mais de 12 horas de atividades, incluindo apresentações culturais, uma feira de artesanato e…
Jogos serão divididos em dois ginásios e ocorrem a partir das 8h30. Finais do Masculino…
A vítima foi encontrada por equipes do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU) e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade