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Sistema de ensino de Ponta Grossa é modelo para cidades do Paraná

A experiência da rede municipal de ensino de Ponta Grossa está servindo de espelho para que outros municípios do Paraná possam desenvolver e aprimorar os seus sistemas de ensino, visando melhorar a aprendizagem dos alunos. Nesta semana, representantes dos municípios de Palmeira e Pitanga visitaram a cidade para conhecer detalhes da experiência ponta-grossense.

A secretária de Educação da cidade vizinha de Palmeira, Márcia Regina Pereira Ristow, conta que o município trabalha para a implantação de seu sistema próprio de ensino, processo realizado por Ponta Grossa no início dos anos 2000. “Viemos buscar conhecimento, porque quanto mais você busca conhecimento, menos você erra. E como é uma coisa nova para nós, estamos buscando parcerias, vendo como funciona, para que tenhamos uma direção, um caminho a seguir. Então viemos atrás dessa troca de experiências, a secretária Simone sempre se colocou à disposição e sempre fazemos trocas valiosas de experiências”, relata a gestora de Palmeira. “Então viemos ver como o sistema funciona na prática, para podermos implantar em nosso município”, complementa.

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“É uma satisfação para a nossa gestão receber e compartilhar nossas experiências e nosso jeito de fazer com os  gestores de outros municípios. Ponta Grossa acolhe calorosamente a todos e também busca, sempre, aprender com o sucesso de outras cidades”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Prefeito de Pitanga, região centro-oeste do Paraná, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa comanda um município de 34 mil habitantes e que possui atualmente 3,8 mil alunos, sendo 14% em tempo integral. Com o seu secretário de Administração, Glenn William Rodrigues Barbosa, ele visitou Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais para conhecer a organização e o funcionamento das unidades escolares em tempo integral. O gestor conheceu a experiência ponta-grossense durante uma exposição feita pela secretária Simone Pereira Neves em um evento no município de Apucarana.

“Vimos o projeto de Ponta Grossa em relação ao tempo integral e nos chamou a atenção a metodologia adotada e como vem sendo conduzida a evolução. Então procuramos entender como é feito esse programa de educação continuada, onde tem aulas de manhã e à tarde. Queríamos entender melhor, porque nosso município é quase todo em tempo parcial”, conta o prefeito. “Então viemos atrás de saber como é esta organização e como foi a implantação, as atividades, o programa English for Kids, a robótica, e como foi formado tudo isso, como foi montado o currículo”, comenta o gestor.

Para a secretária ponta-grossense, a experiência da cidade está consolidada e passa por aprimoramentos constantes. “Sabemos que os desafios da educação estão sempre em movimento e ter um sistema sólido é muito importante para cada município. Ficamos muito satisfeitos em poder compartilhar nossa experiência com o tempo integral, trocar informações e demonstrar que vale muito a pena acreditar na educação e em cada uma e cada um de nossos alunos”, comenta Simone.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

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