Categorias: BrasilDestaque

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança.Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito apenas um processo seletivo por ano.

Leia também: Prefeitura de PG divulga lista de aprovados no concurso da Guarda Municipal

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano é que conta com a maior participação de instituições e também a que tem a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023  disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Câmara de PG promove posse da nova gestão da Procuradoria da Mulher em abril

A nova liderança será formada pela Enfermeira Marisleidy (PMB), procuradora, e Teka dos Animais (União…

% dias atrás

Produção de soro: unidade do Paraná recebe 2,5 mil aranhas para extração do veneno

As aranhas são capturadas em diversas regiões do Paraná, especialmente no Centro-Sul e Norte Pioneiro,…

% dias atrás

Polícia Ambiental autua proprietário rural em quase R$ 300 mil por desmatamento em Prudentópolis

Proprietário utilizou maquinário pesado para suprimir vegetação nativa em área que abrigava espécies ameaçadas de…

% dias atrás

Equipe de PG conquista vice-campeonato estadual de voleibol

Na semifinal, os atletas venceram a equipe de Araucária por 2 sets a 0, mas…

% dias atrás

Filho do poeta Paulo Leminski pede ajuda para sair da rua

A crise na vida de Paulo começou no final do ano passado, quando ele perdeu…

% dias atrás

Polícia Militar Ambiental autua proprietário de área rural por desmatamento ilegal

A população pode contribuir denunciando irregularidades ambientais por meio dos canais oficiais das autoridades ambientais

% dias atrás