Na manhã desta quinta-feira (2), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou que subiu para 13 o número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Estado. As três últimas mortes foram confirmadas em Santa Maria (duas pessoas) e São João do Polesine. 21 pessoas seguem desaparecidas e 134 cidades já registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra.
O balanço ainda aponta que 44,6 mil pessoas foram atingidas e 8,3 mil moradores estão fora de casa, sendo que 3.079 pessoas estão em abrigos e 5.257 desalojados.
Os municípios que registraram mortes foram, Encantado (1 vítima); Itaara (1 vítima); Pantano Grande (1 vítima); Paverama (2 vítimas); Salvador do Sul (2 vítimas); Santa Cruz do Sul (1 vítima); Santa Maria (3 vítimas); São João do Polêsine (1 vítima) e Segredo (1 vítima). Já sobre os desaparecidos são, Candelária (8 pessoas): Encantado (6 pessoas); Passa Sete (1 pessoa); Roca Sales (4 pessoas) e São Vendelino (2 pessoas).
Durante a quarta-feira (1°), o Estado do Rio Grande do Sul que vem sendo castigado com as fortes chuvas nos últimos dias, decretou estado de calamidade pública. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado deve vigorará por 180 dias.
Entre os pontos do decreto, destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o “maior desastre da história” gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é “pior” do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais.
“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, declarou o governador durante a coletiva de imprensa concedida no início da noite, em Porto Alegre.
Ainda nesta quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Rio Grande do Sul.
Leia também: Paraná envia 32 bombeiros para ajudar vítimas de enchentes no RS
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade