Soldado Fruet pede apoio ao porte de arma de fogo para CACs e vigilantes

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) encaminhou, na última quarta-feira (08), um ofício ao coordenador da Frente Parlamentar Armamentista da Câmara Federal, deputado Loester Trutis (PL-MS), parabenizando-o pela apresentação do Projeto de Lei (PL) nº 1.235/2022, que concede porte de arma de fogo aos vigilantes patrimoniais privados, e pedindo apoio para impulsionar a apreciação de outras matérias em trâmite sobre o tema, como o PL nº 170/2022, para deixar expresso na legislação federal o direito dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) e dos vigilantes patrimoniais ao porte. “Além dos dissabores e custos, a falta de regra gera enorme insegurança jurídica”, argumentou.

Durante sua carreira como policial militar e no desempenho do mandato parlamentar, Soldado Fruet sempre defendeu o debate e a efetiva necessidade de acesso a armas pela população interessada, desde que mediante comprovação dos requisitos legais previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). Por conta dessas posições, o deputado recebe muitas reivindicações, principalmente dos vigilantes patrimoniais privados e CACs, visando promover alterações legislativas para que estes possam ter direito ao porte, dado o risco inerente às atividades que desempenham.

 [RELACIONADAS]

Segundo o deputado do PROS, muitos parlamentares em diversos estados, inclusive no Paraná, estão apresentando projetos de lei reconhecendo o risco à vida e incolumidade física dos vigilantes e CACs, com objetivo de regulamentar o inciso IX do artigo 6º do Estatuto do Desarmamento. Mas ele ressaltou que, conforme doutrina e jurisprudência majoritária, a alteração na legislação estadual não tem poder para garantir esse direito a eles, por se tratar de matéria de competência exclusiva da União, conforme decidido em casos análogos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como na ADI 5.010/MS.

Em relação aos CACs, Soldado Fruet salientou que “mesmo amparados pelo Decreto nº 10.629/2021, que dispõe que poderão portar uma arma de fogo de porte municiada, alimentada e carregada, pertencente a seu acervo cadastrado no Sigma, no trajeto entre o local de guarda autorizado e os de treinamento, instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate, por meio da apresentação do Certificado de Registro de Arma de Fogo e da Guia de Tráfego válida, expedida pelo Comando do Exército, eles têm sofrido, em especial, pela abordagem da Polícia  Rodoviária Federal, que corriqueiramente os detém e conduz para a presença da autoridade policial”.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Gestores da Sanepar são multados e empresa se posiciona

TCE-PR multa 13 ex-gestores da Sanepar por fraudes em contratos investigados pela Operação Ductos.

% dias atrás

Calendário do IPVA 2025 é prorrogado; veja as novas datas

A medida foi tomada após instabilidade nesta segunda-feira (20), data programada para vencer o imposto…

% dias atrás

Operário anuncia pré-contrato com volante colombiano; Veja quem é

O volante conquistou títulos, como a Liga Colombiana Finalización em 2019 e 2022, além da…

% dias atrás

Paraná se destaca como líder no crescimento agrícola em 2025

Com previsão de 45,2 milhões de toneladas em 2025, o Paraná liderou o crescimento agrícola…

% dias atrás

Polícia Civil de Sengés investiga crime ambiental em fábrica de papel

As investigações apontam que a empresa estaria despejando resíduos ilegais no rio por meio de…

% dias atrás

Chuvas fortes destroem ponte e isolam famílias em Tibagi

Fortes chuvas comprometem a estrutura e isolam famílias, afetando o acesso a serviços na região.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade